Fé dos Nossos Pais
Hinário Adventista do Sétimo Dia
Letra: Frederick William Faber (1814-1863)
Título Original: Faith of Our Fathers
Música: Henri Frederick Hemy (1818-1888) e James George Walton (1821-1905)
Texto Bíblico: Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos. (Salmo 22:4 e 5)
Observação: A música deste hino foi orifinalmente composta por Henri Frederick Hemy, sendo publicada em sua coletânea Crown of Jesus Music, em 1864. Posteriormente foi adaptada por James George Walton.
1. Oh, como pulsa o coração,
Quando nos lembra a antiga fé
Que revelaram nossos pais,
Ante a dor e a morte até!
Coro:
Bendita fé dos nossos pais,
Inspira nossos ideais!
2. Mesmo em prisões os nossos pais,
Firmes morriam sem pesar;
Merecem nossa imitação:
Antes morrer do que pecar.
3. Bendita fé dos nossos pais,
Possamos nós te ser fiéis;
Sempre honrar e proclamar
Com devoção os teus lauréis.
Veja a história deste hino
Frederick W. Faber escreveu, originalmente, este cântico em 1849 como um cântico católico, contendo frases que se aplicam às suas crenças. Faber interessou-se no Movimento de Oxford e seguiu John Henry Newman ao sair da Igreja da Inglaterra para a Igreja de Roma. O cântico foi alterado, porções censuráveis foram omitidas, e assim tornou-se um grande favorito entre as denominações protestantes. Como aparece no hinário pode ser cantado por todos os cristãos.
O cântico reflete a estória dos santos em Hebreus 11 e o ensino de Cristo: “Amais a vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem.” Também se baseia no texto: “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado” (I Timóteo 6:12).
Alguns historiadores avaliaram em mais ou menos 50.000.000 de pessoas os que sofreram a morte de mártir desde os dias de Cristo. Infelizmente cada religião numa ou noutra época tem procurado forçar a aceitação de suas crenças pela perseguição. Desta forma, o ensino deste cântico é universal e pode ser aplicado a todos os cristãos:
“Amaremos tanto amigos como inimigos…
Exaltar-Te-emos também, como só o amor o sabe fazer
Com palavras bondosas e vida virtuosa.”
(No original em inglês).
A melodia “Santa Catarina” era originalmente usada para um cântico católico romano na Parte II do “Crown of Jesus Music, 1864″ de Hemy. O nome da melodia vem do título do cântico. Henri Frederick Hemy era organista inglês e professor de música. A melodia original foi alterada para o cântico “Fé dos Nossos Pais” por James George Walton, redator do livro “Música Cantochão para o Santo Ofício da Comunhão,” 1874.
A música é forte, eficaz e se torna um cântico congregacional poderoso, muito apreciado pela igreja. Este cântico é uma boa ilustração do princípio de que cada cântico deveria ser julgado pelos seus méritos próprios, ao invés de ser aceito ou rejeitado por causa dos preconceitos devidos à origem das palavras ou música.
Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDdgwQFyzvzx4mTfwAWGaEdKjSVtcuL-RG8GzOfOb0ZoFmQrPMlKWPV79qSccdwBawHJQuO3sYVS-Oa2WVsCni-78be0fRNFvETInZ8sAwGtGSV9DQmcaL9oSM_51Dn6hlJAHF1G05JF8/s1600/258.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário