Extremos no regime alimentar - Conselhos Sobre o Regime Alimentar
Extremos no regime alimentar
Importância de um procedimento coerente
315. Muitos dos pontos de vista mantidos pelos adventistas
do sétimo dia diferem vastamente dos mantidos pelo mundo em
geral. Os que defendem uma verdade impopular devem, mais que
todos os outros, procurar ser coerentes em seu viver. Não devem
procurar ver quão diferentes podem ser dos outros, mas sim quanto
podem aproximar-se daqueles que eles desejam influenciar, a fim de
que possam ajudá-los a chegar às posições que eles mesmos tanto
prezam. Tal procedimento recomendará as verdades que sustentam.
Os que defendem a reforma no regime alimentar devem, pela
maneira em que provêem a sua própria mesa, apresentar sob o melhor
prisma as vantagens da reforma de saúde. Devem exemplificar os
seus princípios de tal modo que a recomendem ao juízo das pessoas
sinceras.
Existe uma classe numerosa que rejeitará qualquer movimento
de reforma, por muito razoável que seja, se porventura impõe restrições
ao apetite. Eles consultam o paladar, em vez da razão e das
leis da saúde. Desta classe, todos os que deixam o trilho batido do
costume e defendem uma reforma sofrerão oposição, e serão considerados
radicais, por mais coerente que seja o seu modo de proceder.
Ninguém deve, porém, permitir que a oposição ou o ridículo o afastem
da obra da reforma, ou o levem a considerá-la levianamente.
Quem estiver possuído do espírito que atuava em Daniel, não será
estreito nem presumido, mas será firme e decidido em defender o
direito. Em todas as suas associações, quer com seus irmãos quer
com outros, não se desviará do princípio, enquanto ao mesmo tempo
não deixará de manifestar uma paciência nobre e cristã. Se os que
defendem a reforma de saúde levam a questão a extremos, não será
de admirar que o povo se aborreça. Muitas vezes nossa fé religiosa
é desta maneira levada ao descrédito, e em muitos casos os que tes-
[196] temunham mostras de incoerência, nunca mais podem ser levados a
pensar que haja na reforma qualquer coisa de bom. Esses extremistas
causam, em poucos meses, mais dano do que podem desfazer em
toda uma vida. Empenham-se em uma obra que Satanás se apraz em
ver prosseguir.
Duas classes têm-me sido apresentadas: primeira, os que não
estão vivendo à altura da luz que Deus lhes deu; segunda, os que
são rígidos demais em levar a cabo suas idéias unilaterais acerca
da reforma e impô-las aos outros. Quando assumem uma atitude,
nela permanecem obstinadamente, ultrapassando quase sempre os
limites.
A primeira classe adotou a reforma porque alguém a adotou. Não
obtiveram por si mesmos uma compreensão clara de seus princípios.
Muitos dos que professam a verdade receberam-na porque outros a
receberam, e nunca souberam dar a razão de sua fé. Por isso é que são
tão instáveis. Em vez de pesar seus motivos à luz da eternidade, em
vez de obter um conhecimento prático dos princípios que motivam
todas as suas ações, em vez de cavarem até ao fundo e construírem
por si mesmos sobre alicerces verdadeiros, andam à luz da tocha de
outros, e por certo fracassarão.
A outra classe assume pontos de vista errados acerca da reforma.
Adotam regime escasso demais. Vivem com alimento de qualidade
pobre, preparado sem atenção ao nutrimento do organismo. É importante
que o alimento seja preparado com cuidado, de modo que o
apetite, se não estiver pervertido, possa ter prazer nele.
Pelo fato de nós, por princípio, rejeitarmos o uso dos alimentos
que irritam o estômago e destroem a saúde, nem por isso devemos
dar idéia que seja de pouca conseqüência o que comemos. Não recomendo
um regime empobrecido. Muitos que carecem dos benefícios
de um regime saudável, e por motivos de consciência adotam o que
eles julgam ser assim, enganam-se supondo que um cardápio pobre,
preparado sem esforço, e consistente na maior parte de mingaus e
bolinhos de farinha grosseira, pesados e mal cozidos, seja um regime
reformado. Alguns usam leite com grande quantidade de açúcar no
mingau, julgando que estão praticando a reforma de saúde. Mas o
açúcar e leite juntos são susceptíveis de causar fermentação no estô- [197]
mago, sendo, pois, prejudiciais. O livre uso de açúcar em qualquer
forma tende a obstruir o organismo, e não raro é causa de doença.
Alguns pensam que só devem comer determinada quantidade, e
de determinada qualidade, e limitar-se a duas ou três espécies de
alimento. Mas comendo quantidade demasiado pequena, e não da
melhor qualidade, não recebem nutrição suficiente. ...
Idéias estreitas, e acentuação exagerada de pontos pequenos,
têm sido grande mal para a causa da reforma de saúde. É possível
esforçar-se tanto para economizar no preparo do alimento que, em
vez de um regime saudável, torna-se um regime de miséria. Qual o
resultado? — Sangue pobre. Já vi vários casos de doença de cura
dificílima, devidos a um regime insuficiente. As pessoas assim doentes
não foram levadas pela pobreza a adotar um regime insuficiente,
mas isso fizeram para executar suas idéias errôneas acerca do que
constitui a reforma de saúde. Dia a dia, refeição após refeição, os
mesmos pratos eram preparados, sem variação, até que resultaram
a dispepsia e debilidade geral.—Christian Temperance and Bible
Hygiene, 55; Conselhos Sobre Saúde, 153-155 (1890).
Idéias erradas acerca da reforma
316. Nem todos quantos professam crer na reforma dietética,
são realmente reformadores. Para muitas pessoas a reforma consiste
meramente em rejeitar certos artigos prejudiciais. Não compreendem
claramente os princípios da saúde, e sua mesa ainda carregada de
iguarias nocivas, longe está de ser um exemplo da temperança e
moderação cristãs.
Outra classe, em seu desejo de dar bom exemplo, vai para o
extremo oposto. Alguns não podem obter os alimentos mais desejáveis,
e em lugar de usar aqueles que melhor lhes supririam a falta,
adotam um regime pobre. Sua alimentação não fornece os elementos
necessários a formar um bom sangue. A saúde sofre, é prejudicada
a utilidade, e seu exemplo testifica mais contra a reforma dietética
do que em seu favor.
Outros pensam que, uma vez que a saúde requer um regime
simples, pouca atenção precisa ser dispensada à seleção ou preparo
[198] do alimento. Alguns se restringem a uma alimentação bem escassa,
não tendo a variedade suficiente para suprir às necessidades do
organismo, e em conseqüência, sofrem.
Impondo pontos de vista pessoais
Os que não têm senão parcial compreensão dos princípios da
reforma, são muitas vezes os mais rígidos, não somente em viver
segundo suas próprias idéias, como em insistir nas mesmas para com
a família e os vizinhos. O efeito dessas erradas reformas, tal como
se manifesta em sua má saúde, e o esforço de incutir nos demais a
todo transe seus pontos de vista, dão muitas idéias falsas da reforma
dietética, levando outros a rejeitá-la inteiramente.
Os que entendem as leis da saúde e são governados por princípios,
fugirão dos extremos, tanto da condescendência como da
restrição. Sua alimentação é escolhida, não meramente para agradar
ao apetite, mas para avigoramento do organismo. Procuram conservar
todas as faculdades nas melhores condições para o mais elevado
serviço a Deus e aos homens. O apetite acha-se sob o controle da
razão e da consciência, e são recompensados com a saúde física
e mental. Conquanto não insistam de modo impertinente em seus
pontos de vista para os outros, seu exemplo é um testemunho em
favor dos corretos princípios. Estas pessoas exercem vasta influência
para o bem.
Há verdadeiro senso comum na reforma do regime. O assunto
deve ser larga e profundamente estudado, e ninguém deve criticar
outros porque não estejam em todas as coisas, agindo em harmonia
com seu ponto de vista. É impossível estabelecer uma regra fixa
para regular os hábitos de cada um, e ninguém se deve considerar
critério para todos. Nem todos podem comer as mesmas coisas.
Comidas apetecíveis e sãs para uma pessoa, podem ser desagradáveis
e mesmo nocivas para outra. Alguns não podem usar leite, ao passo
que outros tiram bom proveito dele. Pessoas há que não conseguem
digerir ervilhas e feijão; para outros, eles são saudáveis. Para uns as
preparações de cereais integrais são boas, enquanto outros não as
podem ingerir. — A Ciência do Bom Viver, 318-320 (1905).
Evitar regime empobrecido
317. Mas que dizer quanto a um regime insuficiente? Tenho
falado da importância de que a quantidade e a qualidade da comida [199]
estejam em estrito acordo com as leis da saúde. Não recomendamos,
todavia, um regime alimentar insuficiente. Foi-me mostrado que
muitos têm uma idéia errônea da reforma de saúde, e adotam uma
alimentação bem pobre. Vivem com uma qualidade de comida barata
e fraca, preparada sem cuidado ou sem atenção para com a nutrição
do organismo. É de importância que o alimento seja preparado
com cuidado, para que o apetite, quando não pervertido, o possa
saborear. Pelo fato de, por princípio, rejeitarmos carne, manteiga,
pastéis de carne, especiarias, toucinho e o que irrita o estômago e
destrói a saúde, não se deve dar nunca a idéia de que não tem muita
importância o que comemos.
Alguns há que vão a extremos. Precisam comer determinada
quantidade, e apenas tal qualidade, e se limitam a duas ou três coisas.
Não permitem que sejam postas diante deles e sua família para comer
senão poucas coisas. Comendo pequena quantidade de alimento
e este não da melhor qualidade, não põem no estômago o que é
próprio para nutrir o organismo. Comida sem nutrição não pode ser
convertida em sangue bom. Um regime empobrecido, empobrecerá
o sangue.—Testemunhos Selectos 1:189 (1870).
318. Só porque é errado comer apenas para satisfazer ao apetite
pervertido, não se compreenda que devamos ser indiferentes com
respeito ao nosso alimento. É questão da mais alta importância. Ninguém
deve adotar regime empobrecido. Muitos se acham debilitados
pela doença, e carecem de alimento nutritivo, bem cozido. Os reformadores
de saúde, acima de todos os outros, devem ser cuidadosos
em evitar extremos. O corpo precisa ter suficiente nutrimento. —
Christian Temperance and Bible Hygiene, 49, 50; Conselhos Sobre
Saúde, 118 (1890).
319.
Caro irmão _____:
No passado praticastes a reforma de saúde com rigor demasiado
para que vos fosse um bem. Certa vez, quando estáveis muito doente,
o Senhor me deu uma mensagem para salvar vossa vida. Tendes
sido muito exigente em limitar vosso regime a certos alimentos.
Enquanto orava por vós, foram-me dadas palavras para vós, a fim
de vos colocardes no caminho certo. Foi enviada a mensagem de
que devíeis permitir-vos um regime alimentar mais generoso. Não
[200] foi aconselhado o uso de alimentos cárneos. Deram-se orientações
quanto ao alimento que devíeis tomar. Seguistes as orientações
dadas, cooperastes, e estais ainda conosco.
Muitas vezes penso nas instruções que então vos foram dadas.
Têm-me sido dadas tantas preciosas mensagens para os doentes e
sofredores! Por isso sou grata, e louvo ao Senhor. — Manuscrito 59,
1912.
Variar o cardápio
320. Aconselhamos-vos a mudar vossos hábitos de vida; ao
passo, porém, que isto fizerdes, advertimos-vos a fazê-lo sabiamente.
Conheço famílias que mudaram do regime cárneo para um regime
pobre. Seu alimento é tão deficientemente preparado, que o estômago
o aborrece, e depois me disseram que a reforma de saúde
não lhes vai bem; que estavam enfraquecendo. Aí está uma razão
por que alguns não foram bem-sucedidos em seus esforços para
simplificar a comida. Usam um regime sem nutrição. A comida é
preparada sem capricho, e comem continuamente a mesma coisa.
Não deve haver muitas espécies na mesma refeição, mas todas as
refeições não devem constar dos mesmos pratos, sem variação. A
comida deve ser preparada com simplicidade, todavia de maneira
a se tornar apetecível. A irmã deve evitar a gordura. Ela prejudica
qualquer espécie de prato que prepare. Coma abundância de frutas e
verduras. — Testimonies for the Church 2:63 (1868); Testemunhos
Selectos 1:194, 195.
321. Muitos têm interpretado mal a reforma de saúde, acolhendo
idéias pervertidas sobre o que constitui o reto viver. Alguns pensam
sinceramente que um regime adequado consista principalmente
de mingau. Alimentar-se principalmente de mingau não garante
saúde aos órgãos digestivos, pois é alimento líquido demais. — The
Youth’s Instructor, 31 de Maio de 1894.
Consideração para com as necessidades individuais
322. Tendes errado, pensando que fosse orgulho o que levou
vossa esposa a desejar móveis mais confortáveis em torno de si. Ela
tem sido cerceada e por vós tratada com mesquinhez. Carece de um
regime mais liberal, mais abundante suprimento de alimento sobre
sua mesa; e em casa precisa ela de objetos os mais confortáveis e [201]
convenientes que puderdes fazer, objetos que lhe tornem o trabalho
o mais fácil possível. Mas tendes olhado as coisas sob um prisma
errado. Tendes pensado que quase tudo que pudesse ser comido
fosse bastante bom, contanto que pudésseis com isso viver e manter
as forças. Tendes insistido em ser necessário a vossa débil esposa
um regime escasso. Não pode ela, porém, receber bom sangue ou
engordar, com o regime ao qual vos podeis limitar e com ele ter
saúde. Pessoas há que não podem subsistir com o mesmo alimento
com o qual outros passam bem, mesmo que seja preparado de igual
maneira.
Estais em perigo de tornar-vos extremista. Vosso organismo pode
converter em bom sangue um regime muito rude e pobre. Vossos
órgãos produtores de sangue estão em boas condições. Vossa esposa,
porém, requer regime mais escolhido. Deixai-a comer o mesmo alimento
que o vosso organismo é capaz de converter em bom sangue,
e o organismo dela não o poderá fazer. Falta-lhe vitalidade, e precisa
de um regime generoso, fortificante. Deve ela ter bom suprimento
de frutas, não se limitando aos mesmos pratos, dia a dia. Sua saúde
é delicada. É doentia, e as necessidades de seu organismo são muito
diversas das de uma pessoa sadia. — Testimonies for the Church
2:254 (1869).
Não ser causa de um tempo de tribulação
323. Vi que tínheis noções erradas acerca de afligir o corpo,
privando-vos de alimento nutritivo. Isto leva alguns da igreja a
pensar que Deus certamente está convosco, ou do contrário não vos
negaríeis, assim vos sacrificando. Vi, porém, que nenhuma dessas
coisas vos farão mais santo. Os gentios fazem tudo isso, mas nem
por isso recebem recompensa. Um espírito quebrantado e contrito
perante Deus é a Sua vista de grande preço. Vi que vossas opiniões
acerca dessas coisas são errôneas, e que estais olhando à igreja e
observando os membros, notando coisas pequeninas, quando vossa
atenção deveria voltar-se para o interesse de vossa própria alma.
Deus não colocou sobre vós o encargo de Seu rebanho. Pensais que
a igreja está atrasada, porque não vê as coisas como vós as vedes, e
[202] porque não segue o mesmo procedimento rígido que pensais ser-vos
exigido seguir. Vi que estais enganado acerca de vosso próprio dever
e do dever dos outros. Alguns têm ido a extremos acerca do regime
alimentar. Adotaram um procedimento rígido, vivendo de modo tão
simples que sua saúde veio a sofrer, fortaleceu-se-lhes a doença no
organismo, e o templo de Deus se enfraqueceu. ...
Vi que Deus não exige que ninguém siga um procedimento de
tão rígida economia que enfraqueça ou cause dano ao templo de
Deus. Há em Sua Palavra deveres e ordenanças para humilhar a
igreja e levar os membros a afligirem sua alma, e não há necessidade
de forjar cruzes e inventar deveres para afligir o corpo a fim de
promover a humildade. Tudo isto está fora da Palavra de Deus.
Está justamente ante nós o tempo de angústia; e então a severa
necessidade obrigará o povo de Deus a negar-se a si mesmo e a comer
apenas o bastante para conservar a vida; Deus, porém, nos preparará
para aquele tempo. Naquela hora terrível nossa necessidade será
a oportunidade de Deus para comunicar Seu poder fortalecedor e
suster o Seu povo. ...
Os que trabalham com suas mãos têm de nutrir suas forças para
executarem este trabalho, e também os que trabalham na palavra e na
doutrina têm de alimentar as forças; pois Satanás e seus anjos maus
estão guerreando contra eles, para lhes destruir as forças. Devem,
sempre que possam, buscar repousar o corpo e o espírito do trabalho
esgotante, e devem comer alimento nutritivo e fortificante, a fim de
revigorar as forças; pois serão obrigados a pôr em ação todas as
forças que possuem. Vi que não glorifica a Deus, absolutamente, que
qualquer de Seus filhos forje para si mesmo um tempo de angústia.
Há um tempo de angústia exatamente perante o povo de Deus, e Ele
os preparará para aquele tremendo conflito.—Testimonies for the
Church 1:205, 206 (1859).
Quando a reforma de saúde se torna a deformação da saúde
324. Tenho algo que dizer com referência a pontos de vista extremos
acerca da reforma de saúde. A reforma de saúde torna-se a
deformação da saúde, destruidora da saúde, quando levada a extremos.
Não tereis êxito nos sanatórios, onde os doentes são tratados, [203]
se lhes prescreverdes o mesmo regime que prescrevestes para vós
e vossa esposa. Asseguro-vos que não são recomendáveis vossas
idéias acerca do regime para os doentes. A mudança é demasiado
grande. Conquanto eu rejeite os alimentos cárneos como nocivos,
pode-se usar alguma coisa menos objetável, e isto se encontra nos
ovos. Não retireis da mesa o leite, nem proibais seu uso no cozimento
de alimentos. O leite que se usa deve ser conseguido de vacas
sadias, e ser esterilizado.
Os que assumem um ponto de vista extremo quanto à reforma de
saúde correm o risco de preparar pratos insípidos. Isto se tem feito
repetidamente. O alimento ficou tão insípido que era recusado pelo
estômago. O alimento dado aos doentes deve ser variado. Não lhes
devem ser dados os mesmos pratos vez após vez. ...
Tenho-vos dito estas coisas porque fui instruída de que estais
prejudicando vosso corpo mediante um regime de miséria. Devo
dizer-vos que não convirá instruirdes os estudantes como tendes
feito, acerca da questão do regime, porque vossas idéias acerca de
descartar certas coisas não serão para benefício dos que carecem de
auxílio.
Irmão e irmã _____, tenho toda confiança em vós, e desejo
grandemente que tenhais saúde física, a fim de que possais ser perfeitamente
sadios espiritualmente. É a falta de alimento conveniente
que vos tem feito sofrer tanto. Não tendes tomado o alimento necessário
para nutrir vossas débeis forças físicas. Não deveis negar-vos
o alimento bom e saudável.
Certa vez o doutor _____ procurou ensinar nossa família a cozinhar
de acordo com a reforma de saúde, conforme ele a entendia,
sem sal nem qualquer outra coisa para temperar o alimento. Bem,
resolvi experimentá-lo, mas fiquei com as forças tão reduzidas que
tive de fazer uma mudança; e iniciei uma prática diferente, com
grande êxito. Digo-vos isto porque sei que estais em positivo perigo.
O alimento deve ser preparado de modo que seja nutritivo. Não deve
ser roubado daquilo que o organismo precisa.
O Senhor convida o irmão e a irmã _____ a reformarem-se, a
[204] observar períodos de repouso. Não é direito que assumais encargos
como o tendes feito no passado. A menos que leveis isto a sério,
sacrificareis a vida que é tão preciosa à vista do Senhor. “Não sabeis
que ... não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom
preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os
quais pertencem a Deus.”...
Não vades a extremos com respeito à reforma de saúde. Alguns
dentre nosso povo são muito descuidosos na questão dessa reforma.
Mas, por estarem muito atrasados, não deveis vós, para lhes serdes
um exemplo, ser extremistas. Não vos deveis privar da espécie de
alimento que forma bom sangue. Vossa dedicação aos princípios
verdadeiros está-vos levando a vos submeter a um regime alimentar
que vos proporciona uma experiência que não recomenda a reforma
de saúde. Este é vosso perigo. Quando virdes que vos estais tornando
fracos fisicamente, é-vos necessário fazer mudanças, e desde logo.
Ponde em vosso regime algo do que dele excluístes. É vosso dever
fazer isso. Obtende ovos, de galinhas sadias. Usai esses ovos cozidos
ou crus. Ponde-os crus no melhor vinho sem fermento que possais
obter. Isto vos suprirá ao organismo o que lhe é necessário. Nem por
um instante penseis que não seja direito fazer isso. ...
Apreciamos vossa experiência como médico, e todavia digo que
leite e ovos devem ser incluídos em vosso regime. Estes artigos não
podem presentemente ser dispensados, e não deve ser ensinada a
doutrina de dispensá-los.
Estais em perigo de assumir um ponto de vista demasiado radical
acerca da reforma de saúde, e de prescrever para vós mesmos um
regime que não vos sustentará. ...
Tenho esperança de que levareis a sério as palavras que vos tenho
dirigido. Foi-me apresentado que não podereis exercer influência de
maior êxito na reforma de saúde a menos que em algumas coisas
vos torneis mais liberais para com vós mesmos e com outros. Virá o
tempo em que o leite não possa mais ser usado tão livremente como o
é agora; mas o momento presente não é tempo para descartá-lo. E os
ovos contêm propriedades que são agentes medicinais para combater
venenos. E conquanto tenham sido dadas advertências contra o
uso desses artigos em famílias onde as crianças eram viciadas, e
muito viciadas no hábito da masturbação, contudo não devemos
considerar negação do princípio usar ovos de galinhas bem cuidadas [205]
e alimentadas devidamente. ...
Deus concita aqueles pelos quais Cristo morreu a tomarem o
devido cuidado consigo mesmos e darem aos outros um exemplo
correto. Meu irmão, não deveis fazer da questão do regime uma
prova para o povo de Deus; pois perderão a confiança em ensinos
que são levados ao extremo. Deseja o Senhor que Seu povo seja
íntegro em todos os pontos da reforma de saúde, mas não devemos
ir a extremos. ...
A razão da saúde deficiente do doutor _____ é o sacar demais
sobre o seu depósito no banco da saúde, e então deixar de repor a
importância sacada, mediante alimento saudável, nutritivo e de bom
paladar. Meu irmão, dedicai vossa vida toda Àquele que por amor de
vós foi crucificado, mas não vos cinjais a um regime escasso, pois
assim representais erradamente a reforma de saúde.
Conquanto trabalhemos contra a glutonaria e a intemperança,
devemos todavia lembrar os meios e as aplicações da verdade evangélica,
que se recomendam ao são juízo. Para realizarmos nosso
trabalho em linhas retas e simples, temos de reconhecer as condições
às quais a família humana está sujeita. Deus tomou providências
para os que vivem nos diferentes países do mundo. Os que desejam
ser coobreiros de Deus devem considerar cuidadosamente a maneira
em que ensinam a reforma de saúde na grande vinha de Deus.
Devem agir cuidadosamente ao especificarem justamente quais os
alimentos que devem ser usados, e quais os que o não devem. O
mensageiro humano deve unir-se ao divino Auxiliador ao apresentar
a mensagem de misericórdia às multidões que Deus deseja salvar.
Havemos de ser levados a relacionar-nos com as massas. Se a
reforma de saúde lhes for ensinada em sua modalidade mais extrema,
resultará dano. Pedimos-lhes que abandonem o uso da carne, e do
chá e café. Isto está bem. Alguns, porém, dizem que o leite também
deve ser abandonado. Este é um assunto que deve ser tratado com
cuidado. Há famílias pobres, cujo regime consiste de pão e leite e,
caso consigam obter, um pouco de fruta. Todo alimento cárneo deve
ser abandonado, mas as verduras devem-se tornar saborosas com
um pouco de leite ou nata, ou algo equivalente. Dizem os pobres,
quando lhes é apresentada a reforma de saúde: “Que havemos de
[206] comer? Não podemos comprar nozes.” Quando prego o evangelho
aos pobres, sou instruída a dizer-lhes que comam o alimento mais
nutritivo. Não lhes posso dizer: Não deveis comer ovos, nem leite,
nem nata; não deveis usar manteiga no preparo do alimento. O
evangelho tem de ser pregado aos pobres, e não chegou ainda o
tempo de prescrever o regime mais estrito.
Virá o tempo em que talvez tenhamos que abandonar alguns
dos artigos de alimentação que usamos agora, tais como leite, nata
e ovos; mas minha mensagem é que não deveis introduzir-vos a
um tempo de angústia antecipadamente, afligindo-vos assim com a
morte. Esperai até que o Senhor prepare o caminho perante vós.
As reformas levadas ao extremo talvez se acomodem a certa
classe, capazes de obter tudo de que precisam para tomar o lugar dos
artigos descartados; essa classe, porém, constitui muito pequena minoria
do povo ao qual esses testes parecem desnecessários. Há os que
procuram abster-se daquilo que é declarado ser prejudicial. Deixam
de suprir ao organismo a nutrição apropriada, e em conseqüência
tornam-se fracos e incapazes de trabalhar. Assim é difamada a reforma
de saúde. A obra que temos procurado erguer solidamente
confunde-se com coisas estranhas, que Deus não ordenou. São estropiadas
as energias da igreja.
Deus, porém, interferirá para evitar os resultados dessas idéias
por demais dilatadas. O evangelho destina-se a pôr em harmonia a
raça pecadora. Destina-se a levar ricos e pobres, juntamente, para
aos pés de Jesus. ...
Mas desejo dizer que, quando chegar o tempo em que não mais
seja seguro usar leite, nata, manteiga e ovos, Deus o revelará. Não
devem ser defendidos nenhuns extremos na reforma de saúde. A
questão de usar leite, manteiga e ovos resolverá o seu próprio problema.
Ao presente não nos preocupamos com isso. Seja conhecida
de todos os homens a vossa moderação.— Carta 37, 1904.
325. Na noite passada sonhei que estava conversando com o
doutor _____. Disse-lhe: Deveis ainda ter cuidado com respeito
aos extremos no regime alimentar. Não deveis ir a extremos, quer
em vosso próprio caso, quer a respeito do alimento provido aos [207]
auxiliares e pacientes do sanatório. Os pacientes pagam bom preço
para a pensão, e devem ter alimentação abundante. Alguns talvez
cheguem ao sanatório em estado que exija severa negação do apetite
e ministração do alimento mais simples, mas à medida que sua
saúde melhore, deve-se-lhes suprir liberalmente alimento nutritivo.
— Carta 37, 1904.
[Os sanatórios devem evitar extremos no regime—427, 428 e
429]
O alimento deve ser feito apetitoso
326. Os reformadores da saúde, mais que todos os outros, devem
ser cuidadosos para evitar extremos. O corpo precisa de nutrição
suficiente. Não podemos subsistir de ar simplesmente; tampouco podemos
conservar a saúde a menos que tenhamos alimento nutritivo.
Deve o alimento ser preparado de boa maneira, de forma que seja
saboroso.— Testimonies for the Church 2:538 (1867).
327. Um regime que deixa de fornecer os elementos próprios da
nutrição acarreta o opróbrio da causa da reforma de saúde. Somos
mortais e temos que prover o alimento próprio para o corpo.
Alguns de nosso povo, posto que se abstenham conscienciosamente
de alimentos impróprios, deixam, todavia, de suprir-se dos
elementos necessários ao sustento do corpo. Nutrindo idéias exageradas
a respeito da reforma de saúde, correm o risco de preparar
pratos tão insípidos que não satisfazem. Cumpre preparar o alimento
de modo a ser não só apetitoso, como substancial. Não se deve subtrair
ao corpo o que ele necessita. Eu uso sal e sempre o usei, porque
o sal, em vez de produzir efeito deletério, é realmente essencial para
o sangue. Os vegetais devem tornar-se saborosos com um pouco de
leite, nata, ou algo equivalente.
Posto que se tenha advertido contra o perigo de contrair enfermidades
pelo uso de manteiga e contra os males provenientes do
uso abundante de ovos por parte das crianças, não devemos considerar
violação do princípio, usar ovos de galinhas bem tratadas e
convenientemente alimentadas. Os ovos contêm propriedades que
são agentes medicinais neutralizantes de certos venenos.
Abstendo-se de leite, ovos e manteiga, alguns deixaram de prover
[208] ao organismo o alimento necessário e, em conseqüência, se enfraqueceram
e incapacitaram para o trabalho. Destarte a reforma de
saúde perde o seu prestígio. A obra que temos procurado erigir solidamente,
confunde-se com coisas estranhas que Deus não exigiu,
e as energias da igreja se paralisam. Mas Deus intervirá para evitar
os resultados de idéias tão extremadas. O evangelho tem por alvo
harmonizar a raça pecaminosa. O seu fim é levar ricos e pobres,
conjuntamente, aos pés de Jesus.
Tempo virá em que talvez tenhamos que deixar alguns dos artigos
de que se compõe o nosso atual regime, tais como leite, nata e ovos,
mas não é necessário provocar perplexidades para nós mesmos com
restrições exageradas e prematuras. Esperai até que as circunstâncias
o exijam e o Senhor prepare caminho para isso.
Os que almejam êxito na proclamação dos princípios da reforma
de saúde, deverão fazer da Palavra de Deus seu guia e conselheiro.
Somente quando assim procederem é que os mestres dos princípios
dessa reforma poderão permanecer em terreno vantajoso. Evitemos
dar testemunho contra ela, deixando de usar alimentos nutritivos e
saborosos em lugar dos artigos prejudiciais do regime que abandonamos.
De forma alguma satisfaçais o vosso apetite quando este requer
estimulantes. Tomai somente alimentos simples, nutritivos e agradecei
a Deus constantemente os princípios da reforma de saúde. Em
todas as coisas sede verdadeiros e retos, e ganhareis vitórias preciosas.
— Testimonies for the Church 9:161-163 (1909); Testemunhos
Selectos 3:361-363.
Influência danosa de extremistas
328. E ao passo que vos desejaríamos advertir a não comer
em excesso, mesmo da melhor qualidade de comida, quereríamos
também advertir aos que são extremistas a não erguerem uma falsa
norma, e depois esforçarem-se por levar toda a gente a segui-la.—
Testimonies for the Church 2:374, 375 (1870); Testemunhos Selectos
1:192.
329. Foi-me mostrado que tanto B como C desonraram a causa
de Deus. Impuseram-lhe uma nódoa que jamais será apagada completamente.
Foi-me mostrada a família de nosso prezado irmão D.
Se este irmão tivesse recebido auxílio apropriado no tempo devido,
todos os membros de sua família estariam vivos hoje. É de admirar
que as leis do país não tenham sido postas em vigor neste caso de [209]
maus tratos. Aquela família estava a perecer por falta de alimento
— o mais simples e comum alimento. Pereciam de fome numa terra
de abundância. Eram cobaias de um noviço. O jovem não morreu da
doença, mas de fome. O alimento ter-lhe-ia fortalecido o organismo,
mantendo em movimento a máquina. ...
E tempo de que alguma coisa se faça para impedir que novatos
ocupem o campo e defendam a reforma de saúde. Podem poupar
suas obras e palavras, pois causam maior dano do que pudessem
depois desfazer os homens mais sábios e inteligentes, com a melhor
influência que possam exercer. É impossível, para os mais hábeis
defensores da reforma de saúde, livrar completamente o espírito
público dos preconceitos adquiridos graças ao procedimento errado
desses extremistas, e colocar o grande tema da reforma de saúde
sobre base certa, na comunidade onde se achavam esses homens.
A porta também se acha fechada em grande medida, de modo que
os descrentes não podem ser alcançados pela verdade presente em
relação ao sábado e à breve volta de nosso Salvador. As mais preciosas
verdades são pelo povo postas à margem, como não merecendo
ser ouvidas. Esses homens são conhecidos como representantes dos
reformadores de saúde e observadores do sábado em geral. Grande
responsabilidade repousa sobre os que assim se demonstraram ser
uma pedra de tropeço aos descrentes. — Testimonies for the Church
2:384-387 (1870).
Impondo opiniões e testes pessoais
330. É chegado o tempo em que a reforma de saúde terá reconhecida
sua importância por muitos, de posição elevada e de baixa
posição. Não devemos, porém, permitir que coisa alguma eclipse
a mensagem que temos a proclamar — a mensagem do terceiro
anjo, ligada às mensagens do primeiro e segundo anjos. Não devemos
permitir que coisas sem importância nos prendam num círculo
pequenino, de onde não possamos alcançar acesso ao povo em geral.
A igreja e o mundo carecem de toda a influência, todos os talentos
que Deus nos concedeu. Tudo que temos deve ser aplicado ao
Seu uso. Ao apresentar o evangelho, excluí todas as vossas opiniões
particulares. Temos uma mensagem mundial, e o Senhor quer que os
[210] Seus servos mantenham como sagrado o depósito que lhes confiou.
A todo homem deu Deus a sua obra. Não seja, pois, apresentada
nenhuma mensagem falsa. Que não se desvie para problemas incoerentes
a grande luz da reforma de saúde. As incoerências de um
só, pesam sobre todo o corpo de crentes; portanto, quando um adota
extremos, grande dano é acarretado à causa de Deus.
O levar alguma coisa a extremos é questão que deve ser temida.
Resulta sempre em ser eu compelida a falar para impedir que o
assunto seja mal compreendido, para que o mundo não tenha motivo
de julgar que os adventistas do sétimo dia sejam uma corporação
de extremistas. Quando procuramos arrebatar pessoas da fogueira
por um lado, as mesmas palavras que então têm que ser proferidas
para corrigir males, são usadas para justificar a condescendência,
por outro lado. Queira o Senhor guardar-nos de testes e extremos
humanos.
Que ninguém avance pontos de vista extremos acerca do que
devemos comer e do que devemos beber. O Senhor proporcionou
luz. Aceite nosso povo essa luz e ande nela. Precisa haver grande
aumento do conhecimento de Deus e de Jesus Cristo. Este conhecimento
é vida eterna. O aumento da piedade, da boa, humilde religião
espiritual, colocaria nosso povo em posição na qual pudesse aprender
do grande Mestre.
Chegará talvez o tempo em que não seja seguro usar leite. Mas
se as vacas são sadias e o leite cabalmente fervido, não há necessidade
de criar um tempo de angústia antecipadamente. Não julgue
ninguém que deva apresentar uma mensagem pormenorizada quanto
aos artigos que nosso povo deva pôr à mesa. Os que assumem atitude
extrema verão afinal que os resultados não são o que julgavam
fossem. O Senhor nos guiará por Sua própria mão direita, se a isso
estivermos dispostos. Amor e pureza — eis os frutos produzidos
pela árvore boa. Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece
a Deus.
Fui instruída a dizer aos da Associação de _____, que foram tão
esforçados no assunto da reforma de saúde, impondo a outros suas
idéias e pontos de vista, que Deus não lhes dera a mensagem que
pregavam. Disse-lhes eu que, se abrandassem e sujeitassem suas
tendências herdadas e cultivadas, nas quais figura grande porção
de obstinação, veriam então que precisavam converter-se. “Se nos [211]
amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a Sua
caridade. ... Deus é caridade; e quem está em caridade está em Deus,
e Deus nele.”...
Deve a sabedoria humana ser combinada com a divina sabedoria
e misericórdia de Deus. Escondamos em Cristo o nosso eu. Trabalhemos
diligentemente para alcançar a alta norma que Deus nos
estabeleceu — a transformação moral pelo evangelho. Deus nos
concita a avançarmos em rumos certos, fazendo retas veredas para
nossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente.
Então Cristo ficará satisfeito.—Carta 39, 1901.
Erros por parte do povo são preferíveis ao extremo oposto
331. O irmão e a irmã _____ levaram ao extremo a questão da
condescendência no comer, e o instituto ficou desmoralizado. Agora
o inimigo desejaria, se pudesse, levar-nos ao extremo oposto, isto
é, a adotar um regime de miséria. Sede cuidadosos em manter o
cérebro equilibrado, e idéias ajuizadas. Buscai sabedoria do Céu e
agi inteligentemente. Se assumis atitudes extremamente radicais,
sereis forçados a voltar atrás, e então, por muito conscienciosos que
tenhais sido, tereis perdido a confiança em vosso são juízo, e nossos
irmãos e os descrentes perderão a confiança em vós. Cuidai para
não irdes mais depressa do que recebais de Deus luz positiva. Não
aceiteis idéias de homem algum, mas agi inteligentemente, no temor
do Senhor.
Se errais, não seja então em vos distanciardes o máximo possível
do povo, pois então cortareis a linha de vossa influência e
nenhum bem lhes podereis fazer. Preferível errar do lado do povo, a
distanciar-vos completamente dele, pois nesse caso há esperança de
poderdes levar convosco o povo, mas não há necessidade de errar
pelo outro lado.
Não precisais entrar na água, nem no fogo, mas tomai o caminho
mediano, evitando todos os extremos. Não deis a impressão de
serdes gerentes unilaterais, tendenciosos. Não useis regime alimentar
escasso, insuficiente. Não permitais que ninguém vos influencie a
usar um regime de miséria. Fazei preparar vosso alimento de modo
saudável e saboroso; fazei-o preparar com um primor que represente corretamente a reforma de saúde.
A grande apostasia na questão da reforma de saúde tem por
motivo o ter sido ela manejada por mentes imprudentes, e levada a
tais extremos que tem aborrecido as pessoas, em vez de convertê-las
à adoção da reforma. Tenho estado em lugares onde essas idéias
radicais foram executadas. Verduras preparadas com água apenas,
e tudo o mais de maneira semelhante. Esta espécie de cozinha é a
deformação da saúde, e existem espíritos constituídos de modo que
aceitem tudo que tenha aparência de regime rigoroso ou reforma de
qualquer espécie.
Meus irmãos, quero-vos temperantes em todas as coisas, mas
cuidai para não irdes a extremos ou dirigirdes nossa instituição
por um trilho tão estreito que acabe saltando fora dele. Não deveis
apoiar as noções de toda pessoa, mas ser bem equilibrados, calmos,
confiantes em Deus.— Carta 57, 1886.
Ambos os extremos devem ser evitados
332. Bem sei que muitos de nossos irmãos, de coração e na prática,
são contrários à reforma de saúde. Não advogo extremos. Mas
ao rever meus manuscritos, vi os decididos testemunhos apresentados
e as advertências de perigos que vêm ao nosso povo por imitarem
os costumes e práticas do mundo na condescendência consigo mesmos,
na satisfação do apetite e no orgulho do vestuário. Meu coração
dói e se entristece por causa do estado de coisas existente. Há os que
dizem que alguns dos nossos irmãos têm acentuado demais essas
questões. Mas porventura, pelo motivo de alguns talvez terem agido
indiscretamente, acentuando em todas as ocasiões seus sentimentos
acerca da reforma de saúde, ousará alguém deter a verdade sobre
esse assunto? O povo do mundo em geral está no distante extremo
oposto, da condescendência e intemperança no comer e beber; e em
conseqüência abundam as práticas concupiscentes.
Acham-se agora sob a sombra da morte muitos que se prepararam
para fazer uma obra pelo Mestre, mas que não julgaram ter
repousado sobre eles a sagrada obrigação de observar as leis da
saúde. As leis do organismo físico são realmente leis de Deus; este
fato, porém, parece ter sido esquecido. Alguns se têm limitado a um
regime que os não pode manter com saúde. Não proveram alimento
nutritivo em substituição aos artigos prejudiciais; e não considera- [213]
ram que é preciso exercer tato e perícia para preparar o alimento da
maneira mais saudável. O organismo tem de ser nutrido adequadamente
a fim de executar sua obra. É contrário à reforma de saúde,
depois de descartar a grande variedade de alimentos insalubres, ir ao
extremo oposto, reduzindo a quantidade e a qualidade do alimento a
um padrão baixo. Em vez de reforma de saúde, é isto deformação
da saúde.* — Testimonies for the Church 6:373, 374 (1900).
[Importância da orientação no preparo de alimento saudável e
[214] apetitoso— ver Escolas de Culinária, na Seção XXV]
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