Ensinando princípios saudáveis - Conselhos Sobre o Regime Alimentar
25 - Ensinando princípios saudáveis
Parte 1—Instruções sobre assuntos de saúde
A necessidade da educação quanto à saúde
759. Nunca foram mais necessários os conhecimentos dos princípios de saúde, do que o são na atualidade. Não obstante os maravilhosos progressos em tantos ramos relativos aos confortos e comodidades da vida, mesmo no que respeita a questões sanitárias e tratamento de moléstias, é alarmante o declínio do vigor físico e do poder de resistência. Isto reclama a atenção de todos quantos levam a sério o bem-estar de seus semelhantes. Nossa civilização artificial está fomentando males que destroem os sãos princípios. Os costumes e as modas se acham em guerra com a natureza. As práticas a que eles obrigam, e as condescendências que fomentam, estão diminuindo rapidamente a resistência física e mental, e trazendo sobre a raça insuportável fardo. A intemperança e o crime, a doença e a miséria, encontram-se por toda parte. Muitos transgridem as leis da saúde devido à ignorância, e necessitam instruções. A maioria, porém, sabe melhor do que aquilo que pratica. Estes precisam ser impressionados quanto a importância de tornar o conhecimento que têm um guia de vida.—A Ciência do Bom Viver, 125, 126 (1905). 760. Grande é a necessidade existente de conhecimentos quanto à reforma dietética. Hábitos errôneos de alimentação, e o uso de comidas nocivas, são em grande parte responsáveis pela intemperança, o crime e a ruína que infelicitam o mundo. — A Ciência do Bom Viver, 146 (1905). 761. Se quisermos elevar a norma moral em qualquer país aonde formos chamados, precisamos começar corrigindo seus hábitos físicos. A virtude do caráter depende da justa ação das faculdades da mente e do corpo. — [Medical Missionary, Novembro-Dezembro de [442] 1892] Conselhos Sobre Saúde, 505. 378
Muitos serão esclarecidos
762. O Senhor me tem revelado que muitos, muitos serão salvos de degenerescência física, mental e moral por meio da influência prática da reforma de saúde. Far-se-ão conferências sobre a saúde; multiplicar-se-ão as publicações. Os princípios da reforma de saúde serão recebidos com agrado, e muitos serão esclarecidos. As influências que estão associadas com a reforma de saúde a recomendarão ao julgamento de todos os que desejam luz; e eles se adiantarão passo a passo para receber as verdades especiais para este tempo. Assim verdade e justiça se encontrarão. ... O evangelho e a obra médico-missionária têm de avançar juntos. O evangelho precisa estar ligado aos princípios da verdadeira reforma de saúde. O cristianismo tem de ser introduzido na vida prática. Uma obra reformatória fervorosa, completa, precisa de ser feita. A verdadeira religião bíblica é uma emanação do amor de Deus pelo homem caído. O povo de Deus deve avançar em linha reta, para impressionar o coração dos que estão buscando a verdade, que desejam fazer sua parte retamente nesta época intensamente séria. Cumpre-nos apresentar os princípios da reforma de saúde ao povo, envidando tudo quanto está ao nosso alcance para fazer com que homens e mulheres vejam a necessidade desses princípios e os ponham em prática.— Obreiros Evangélicos, 242, 232. Esforços pioneiros no ensino dos princípios da reforma de saúde 763. Quando foi realizada a feira do Estado em Battle Creek [1864], nosso povo levou para o terreno três ou quatro fogões, e demonstraram como se podem preparar boas refeições sem o emprego de alimentos cárneos. Foi-nos dito que pusemos a melhor mesa no terreno. Sempre que grandes reuniões são realizadas, é vosso privilégio tomar providências para prover os que as vão assistir com alimento saudável, e deveis tornar esses esforços educativos. Deu-nos o Senhor favor aos olhos do povo, e tivemos muitas maravilhosas oportunidades de demonstrar o que podia ser feito [443] pelos princípios da reforma de saúde a fim de restaurar à saúde aqueles cujos casos haviam sido declarados sem esperança.
Nas reuniões campais e de casa em casa
Devemos envidar maiores esforços para ensinar ao povo as verdades da reforma de saúde. Em toda reunião campal deve ser feito esforço para demonstrar o que pode ser feito no providenciar apetecível, saudável regime de cereais, frutas, nozes e verduras. Em todo lugar em que novos grupos são trazidos à verdade, devem ser ministradas instruções na ciência de preparar alimento saudável. Devem-se escolher obreiros que vão de casa em casa em campanha educativa. —Manuscrito 27, 1906.
A tenda médica no acampamento
764. À medida que nos aproximamos do fim do tempo, cumpre erguer-nos cada vez mais alto quanto à questão da reforma de saúde e temperança cristã, apresentando-a de maneira mais positiva e decidida. Cumpre-nos lutar continuamente para educar o povo, não somente por nossas palavras, mas pelo exemplo. Preceitos e prática aliados têm eficaz influência. Na reunião campal, devem ser ministradas ao povo instruções quanto a assuntos de saúde. Em nossas reuniões na Austrália, eram feitas diariamente palestras sobre assuntos referentes à saúde, sendo despertado profundo interesse. Uma tenda para uso de médicos e enfermeiras achava-se no acampamento, eram dados de graça conselhos médicos, e muitos os buscavam. Milhares de pessoas assistiam às palestras, e ao fim da reunião campal o povo não estava satisfeito de deixar o assunto com o que haviam já aprendido. Em várias cidades em que foram realizadas reuniões campais, alguns dos cidadãos que ocupavam cargos de liderança insistiram em que fosse estabelecido um sanatório filial, prometendo sua cooperação. — Testimonies for the Church 6:112, 113 (1900).
Por exemplo bem como por preceito
765. As grandes reuniões de nosso povo oferecem uma oportunidade excelente para ilustrarem-se os princípios da reforma de saúde. Alguns anos atrás dizia-se muito nessas reuniões relativamente à [444] reforma de saúde e aos benefícios do regime vegetariano; mas ao mesmo tempo alimentos cárneos eram servidos à mesa na tenda de refeições, e vários nocivos artigos alimentícios eram vendidos na tenda das provisões. A fé sem as obras é morta; e as instruções quanto à reforma de saúde, negadas pela prática, não causavam a mais profunda impressão. Em acampamentos posteriores os encarregados têm educado pela prática da mesma maneira que pelo preceito. Carne alguma tem sido servida na tenda de refeições, mas frutas, cereais e verduras têm sido providos em abundância. Ao indagarem as visitas quanto à ausência de carne, é francamente declarada a razão—que a carne não é o artigo mais saudável de alimentação. — Testimonies for the Church 6:112 (1900). [Venda de doces, sorvetes e outras bagatelas no acampamento — 229 e 530]
Em nossos sanatórios
766. A luz que me foi comunicada foi que devia estabelecer-se um sanatório, e que nele deviam-se rejeitar as medicações com drogas, empregando-se métodos simples, racionais de tratamento para a cura das doenças. Nessa instituição o povo devia ser ensinado relativamente à maneira de vestir, respirar e comer de maneira apropriada — a maneira de prevenir a doença por hábitos apropriados de viver. — Carta 79, 1905. [Ver também 458] 767. Nossos sanatórios devem ser meios de esclarecimento para os que ali vêm em busca de tratamento. Deve ser mostrado aos doentes como podem viver com um regime de cereais, frutas, nozes e outros produtos do solo. Recebi instruções no sentido de se fazerem palestras regulares em nossos sanatórios acerca de assuntos de saúde. O povo deve ser ensinado a abandonar os artigos alimentícios que enfraquecem a saúde e a resistência dos seres por quem Cristo deu a própria vida. Os prejudiciais efeitos do chá e do café devem ser mostrados. Os pacientes devem ser ensinados quanto às maneiras por que podem dispensar aqueles artigos de alimentação que prejudicam os órgãos digestivos. ... Mostre-se aos pacientes a necessidade de praticar os princípios referentes à reforma de saúde, caso desejem recuperar a saúde. Mostre-se-lhes como se restabelecer sendo temperantes no comer e fazendo exercício regular ao ar livre. ... Pela obra de nossos sanatórios, deve ser aliviado o sofrimento e restaurada a saúde. Ao povo deve ser ensinado como, pelo cuidado [445] no comer e beber, podem conservar-se bem. ... A abstinência do alimento cárneo beneficiará os que assim procederem. A questão do regime é um assunto de vivo interesse. ... Nossos sanatórios são estabelecidos para um fim especial, para ensinar ao povo que não vivemos para comer, mas comemos para viver. —Carta 233, 1905.
Educar pacientes na enfermagem doméstica
768. Conservai os pacientes ao ar livre o quanto possível, e fazeilhes
animadoras e felizes palestras no salão, com leituras simples
e lições bíblicas, de fácil compreensão, o que serão uma animação
para a alma. Falai sobre a reforma de saúde, e não vos torneis, meu
irmão, sobrecarregado em tantos sentidos que não vos seja possível
ensinar as lições simples concernentes à reforma de saúde. Os que
saem do sanatório devem ir tão bem instruídos que possam ensinar
a outros os métodos de tratarem sua família.
Há perigo de gastar-se demasiado com mecanismos e utensílios
que os pacientes nunca poderão usar nas lições a ministrar em
família. Ensine-se-lhes antes a regular o regime, de modo que o
maquinismo vivo de todo o ser trabalhe em harmonia. — Carta 204,
1906.
Instruções a serem dadas acerca da temperança
769. Em nossas instituições médicas devem ser dadas instruções
claras com relação à temperança. Aos pacientes deve ser mostrado
o mal da bebida intoxicante, e a bênção da abstinência total. Devese-
lhes pedir que abandonem as coisas que lhes têm arruinado a
saúde, sendo o lugar delas substituído com abundância de fruta.
Laranjas, limões, ameixas, pêssegos e muitas outras variedades se
podem obter; pois o mundo do Senhor é produtivo, uma vez que se
envidem diligentes esforços.— Carta 145, 1904.
770. Os que estão em luta com o poder do apetite, devem ser
instruídos nos princípios do viver saudável. Deve-se-lhes mostrar
[446] que a violação das leis da saúde, criando um estado enfermo e desejos
não naturais, lança as bases para o hábito das bebidas alcoólicas.
Unicamente vivendo em obediência aos princípios da saúde, podem
eles se libertar da sede de estimulantes contrários à natureza. Ao
passo que dependem da força divina para quebrar as cadeias do
apetite, devem cooperar com Deus pela obediência a Suas leis, tanto
as morais, como as físicas. — A Ciência do Bom Viver, 177 (1905).
Requer-se ampla reforma de saúde
771. Qual é a obra especial que somos chamados a realizar
em nossas instituições de saúde? Em vez de dar, por preceito e
exemplo, instrução na condescendência com o apetite pervertido,
fazei-o no sentido contrário. Erguei o estandarte da reforma em
todos os aspectos. O apóstolo Paulo alçou a voz: “Rogo-vos pois,
irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos
em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto
racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformaivos
pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Nossas instituições de saúde são estabelecidas para apresentarem
os princípios vivos do regime limpo, puro, saudável. Importa
comunicar o conhecimento concernente à abnegação, ao domínio
de si mesmo. Jesus, que fez e redimiu o homem, deve ser exaltado
perante todos quantos vierem a nossas instituições. O conhecimento
do caminho da vida, paz, saúde, deve ser ministrado regra sobre
regra, preceito sobre preceito, para que homens e mulheres vejam a
necessidade da reforma. Importa que eles sejam levados a renunciar
aos aviltantes costumes e práticas que existiam em Sodoma e no
mundo antediluviano, que Deus destruiu em razão de sua iniqüidade.
Mateus 24:37-39. ...
Todos quantos visitarem nossas instituições de saúde devem
ser instruídos. Deve ser apresentado perante todos, poderosos e
humildes, ricos e pobres, o plano da salvação. Cumpre serem dadas
instruções cuidadosamente preparadas, para que a condescendência
com a intemperança em moda no comer e beber seja vista como a
causa de doença e sofrimento e das más práticas que a seguem em
resultado.— Manuscrito 1, 1888.
[Como operar reformas no regime alimentício—426] [447]
Folhas da árvore da vida
772. Foi-me indicado que a obra a ser feita no tocante à reforma
de saúde não deve sofrer atraso algum. Por meio dessa obra é que
alcançaremos almas, nos caminhos e valados. Foi-me mostrado
muito especialmente que, por meio dos nossos sanatórios, muitas
almas receberão a verdade presente e a ela obedecerão. Nessas
instituições, tanto homens como mulheres devem ser ensinados a
cuidar do próprio corpo, bem como a firmar-se na fé. Deve-se-lhes
ensinar a significação de comer a carne e beber o sangue do Filho
de Deus. Disse Cristo: “As palavras que Eu vos disse são espírito e
vida.” João 6:63.
Nossos sanatórios devem ser escolas em que o ensino deverá
seguir os moldes missionário-médicos. Devem dar às almas feridas
pelo pecado, as folhas da árvore da vida, que lhes devolverão a paz,
a esperança e a fé em Jesus Cristo.—Testimonies for the Church
9:168 (1909); Testemunhos Selectos 3:367.
Preparo para orar pedindo cura
773. É trabalho perdido ensinar o povo a volver-se para Deus
como Aquele que lhes cura as enfermidades, a menos que sejam
também ensinados a renunciar aos hábitos nocivos. Para que recebam
Sua bênção em resposta à oração, devem cessar de fazer o mal e
aprender a fazer o bem. Seu ambiente deve ser higiênico, corretos os
seus hábitos de vida. Devem viver em harmonia com a lei de Deus,
tanto a natural, como a espiritual. — A Ciência do Bom Viver, 227,
228 (1905).
A responsabilidade do médico quanto a esclarecer seus pacientes
774. As instituições de saúde para os doentes serão os melhores
lugares para educar os sofredores a viverem de acordo com as leis
da Natureza, e deixarem suas práticas destruidoras da saúde nos
hábitos errôneos no regime, no vestuário, que estão em harmonia
com os errados hábitos e costumes do mundo, os quais não são
absolutamente segundo a orientação de Deus. Elas estão fazendo
uma boa obra para esclarecer nosso mundo. ...
Há agora positiva necessidade, mesmo no que respeita a médicos,
[448] reformadores no sentido do tratamento das doenças, de que esforços
mais conscienciosos sejam feitos para levar para a frente e para cima
a obra por si próprios, e para instruir interessadamente aqueles que
deles esperam competência médica para verificar a causa de suas
enfermidades. Eles lhes devem chamar a atenção de maneira especial
às leis estabelecidas por Deus, as quais não podem ser impunemente
violadas. Eles se detêm muito na operação da doença, mas, em regra
geral, não despertam a atenção para as leis que devem ser sagrada
e inteligentemente obedecidas a fim de evitá-la. Especialmente se
o médico não tem sido correto em seus hábitos dietéticos, se seu
próprio apetite não tem sido restringido a um regime simples e são,
rejeitando em grande maneira o uso de carne de animais mortos
— ele ama a carne — educou e cultivou o gosto pelos alimentos
prejudiciais à saúde. Ele tem idéias estreitas, e mais depressa educará
e disciplinará o gosto e o apetite de seus pacientes no sentido de
amarem as coisas que ele ama, do que lhes comunicará os sãos
princípios da reforma de saúde. Prescreverá carne para os doentes,
quando esta é o pior regime que lhes possa ser dado — estimula,
mas não fortalece. Eles não examinam seus hábitos anteriores de
comer e beber, notando especialmente seus hábitos errôneos, os
quais estiveram por anos a deitar o fundamento da doença.
Médicos conscienciosos devem ser preparados para esclarecerem
os ignorantes, e com sabedoria fazerem suas prescrições, proibindo
os artigos que sabem ser errôneos do regime deles. Devem declarar
positivamente as coisas que consideram nocivas às leis da saúde,
e deixarem que esses sofredores operem conscienciosamente no
fazer por si mesmos as coisas que lhes é possível efetuar, colocandose
assim na devida relação para com as leis da vida e da saúde.
— Manuscrito 22, 1887.
[Dever dos médicos e auxiliares no sentido de educar os próprios
gostos— 720]
[A responsabilidade do médico quanto a educar pela pena e pela
palavra na cozinha saudável— 582]
[Doentes do Retiro da Saúde serem educados no afastamento do
regime cárneo— 720]
Solene encargo
775. Quando um médico vê que um paciente está padecendo de
um mal causado por comer e beber impróprios, e todavia negligencia [449]
dizer-lhe isto, e indicar-lhe a necessidade de reforma, está causando
dano a um semelhante. Ébrios, maníacos, os que se entregam à
licenciosidade — apelam todos para o médico para que lhes declare
positiva e distintamente que o sofrimento é resultado do pecado.
Recebemos grande luz no que concerne à reforma de saúde. Por
que, então, não somos mais decididos na sinceridade do combate
às causas que produzem moléstias? Vendo o conflito contínuo com
a dor, trabalhando constantemente para aliviar o sofrimento, como
podem nossos médicos ficar quietos? Podem eles refrear-se de erguer
a voz em advertência? São eles caridosos e misericordiosos se não
ensinam estrita temperança como um remédio para a doença? —
Testimonies for the Church 7:74, 75 (1902).
Coragem moral exigida pelos reformadores
776. Grande soma de bem pode ser feita esclarecendo todos
aqueles a quem temos acesso, como o melhor meio, não somente de
curar os doentes, mas de prevenir doença e sofrimento. Os médicos
que se esforçam para esclarecer seus pacientes acerca da natureza
e causas das moléstias que sofrem, e ensinar-lhes a maneira de
evitá-las, podem ter tarefa árdua; se, porém, ele for consciencioso
reformador, falará claramente sobre os ruinosos efeitos da condescendência
consigo mesmo no comer, beber e vestir, da sobrecarga
das forças vitais que levou seus pacientes ao ponto em que se encontram.
Não acrescentará o mal ministrando drogas até que a natureza
exausta abandone a luta, mas ensinará os pacientes a formarem hábitos
corretos, e ajudarem a Natureza em sua obra de restauração
mediante uso sábio de seus próprios remédios simples.
Em todas as nossas instituições médicas, deve ser tornado aspecto
especial do trabalho o dar instruções referentes às leis da saúde.
Os princípios da reforma de saúde devem ser cuidadosa e cabalmente
apresentados perante todos, tanto pacientes como auxiliares. Esta
obra requer coragem moral; pois ao passo que muitos aproveitarão
tais esforços, outros se ofenderão. Os verdadeiros discípulos de
Cristo, porém, aqueles cuja mente se encontra em harmonia com a
mente de Deus, enquanto aprendem constantemente, vão ensinando
também, levando a mente de outros para o alto, para longe dos erros
dominantes no mundo.—Christian Temperance and Bible Hygiene,
[450] 121; Conselhos Sobre Saúde, 451, 452 (1890).
Cooperação de sanatórios e escolas
777. Tem sido claramente mostrado que nossas instituições educativas
devem estar ligadas a nossos sanatórios sempre que seja
possível. A obra das duas instituições deve unir-se. Sinto-me grata
por termos uma escola em Loma Linda. O talento educacional de
médicos competentes é uma necessidade às escolas em que evangelistas
médico-missionários devem ser preparados para o serviço. Os
alunos na escola devem ser ensinados a ser estritos reformadores no
terreno da saúde. As instruções ministradas quanto à doença e suas
causas, e como evitá-la, e o preparo dado no tratamento dos doentes,
demonstrar-se-ão inapreciáveis, e daquelas que os alunos de todas
as nossas escolas devem receber.
Essa união de nossas escolas e sanatórios provar-se-á vantajosa
em muitos sentidos. Mediante as instruções proporcionadas pelo
sanatório, os alunos aprenderão a evitar a formação de descuidados
e intemperantes hábitos no comer. —Carta 82, 1908.
Na obra evangelística e nas missões urbanas
778. Como um povo, foi-nos dada a obra de tornar conhecidos
os princípios da reforma de saúde. Alguns há que pensam que a
questão do regime alimentar não seja de importância suficiente para
ser incluída em seu trabalho evangélico. Mas esses cometem um
grande erro. A Palavra de Deus declara: “Portanto, quer comais,
quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória
de Deus.” 1 Coríntios 10:31. O assunto da temperança, em todas as
suas modalidades, tem lugar importante na obra da salvação.
Em conexão com nossas missões de cidade deveria haver cômodos
apropriados, em que aqueles nos quais se despertou interesse
possam reunir-se para ser instruídos. Esta obra necessária não deve
ser efetuada de modo tão pobre que se faça impressão desfavorável
sobre o espírito do povo. Tudo que é feito deve dar testemunho
favorável em prol do Autor da verdade, e deve de modo apropriado
representar a santidade e importância das verdades da terceira
mensagem angélica. — Testimonies for the Church 9:112 (1909);
Obreiros Evangélicos, 347. [451]
779. Em todas as nossas missões, mulheres inteligentes devem
ser encarregadas dos arranjos domésticos—mulheres que saibam
preparar bem e saudavelmente o alimento. A mesa deve achar-se
abundantemente suprida de comidas da melhor qualidade. Se alguém,
de gosto pervertido, anseia chá, café, condimentos, e pratos
nocivos à saúde, esclarecei-o. Buscai despertar a consciência.
Ponde-lhes diante os princípios bíblicos quanto à saúde.—Christian
Temperance and Bible Hygiene, 117; Conselhos Sobre Saúde, 449,
450 (1890).
Ensinem os pastores os princípios da reforma
780. Cumpre-nos educar-nos a nós mesmos, não somente em
viver em harmonia com as leis da saúde, mas em ensinar a outros
o melhor caminho. Muitos, mesmo dos que professam crer nas
verdades especiais para este tempo, são lamentavelmente ignorantes
no que se relaciona com a saúde e a temperança. Esses necessitam
ser instruídos, regra sobre regra, preceito sobre preceito. O assunto
precisa ser conservado sempre novo diante deles. Essa questão não
deve ser passada por alto como não sendo essencial; pois quase toda
família necessita ser despertada a seu respeito. A consciência precisa
ser despertada para o dever de praticar os princípios da verdadeira
reforma. Deus requer que Seus filhos sejam temperantes em todas
as coisas. A menos que pratiquem genuína temperança, não podem
nem desejarão ser susceptíveis à santificadora influência da verdade.
Nossos ministros devem tornar-se inteligentes nesta questão.
Não a devem ignorar, nem se desviar pelos que os chamam extremistas.
Verifiquem o que constitui a verdadeira reforma de saúde, e
ensinem-lhe os princípios, tanto por preceito, como por tranqüilo e
coerente exemplo. Em nossas reuniões grandes, devem ser ministradas
instruções quanto à saúde e à temperança. Buscai despertar
o intelecto e a consciência. Ponde no serviço todo talento de que
dispondes, e secundai o trabalho com publicações acerca da matéria.
“Educai, educai, educai”, é a mensagem que me tem sido incutida.
— Christian Temperance and Bible Hygiene, 117; Conselhos Sobre
Saúde, 449 (1890).
781. Ao aproximar-nos do fim do tempo, precisamos erguer-nos
[452] mais e mais alto na questão da reforma de saúde e temperança cristã,
apresentando-a de maneira mais positiva e decidida. Precisamos
esforçar-nos continuamente para educar o povo, não apenas por
palavras, mas por nossa maneira de viver. O preceito e a prática
aliados, possuem uma influência poderosa.—Testimonies for the
Church 6:112 (1900); Testemunhos Selectos 2:400.
Apelo a pastores, presidentes de associações e outros dirigentes
782. Nossos pastores se devem tornar entendidos quanto à reforma
de saúde. Eles devem compreender as leis que regem a vida
física, e sua ação sobre a saúde da mente e da alma.
Milhares e milhares pouco sabem quanto ao maravilhoso corpo
que Deus lhes deu, ou do cuidado que ele deve receber; consideram
de mais importância o estudar assuntos de muito menos conseqüência.
Os pastores têm aí uma obra a fazer. Quando eles se colocarem
a esse respeito na devida posição, muito será conseguido. Devem
obedecer às leis da vida em sua maneira de viver e em sua casa, praticando
os sãos princípios, e vivendo saudavelmente. Então estarão
habilitados a falar acertadamente a esse respeito, levando o povo
cada vez mais acima na obra da reforma. Vivendo eles próprios na
luz, podem apresentar uma mensagem de grande valor aos que se
acham em necessidade desses mesmos testemunhos.
Há preciosas bênçãos e ricas experiências a serem alcançadas se
os pastores unirem a apresentação da questão da saúde com todos
os seus trabalhos nas igrejas. O povo precisa receber a luz sobre a
reforma de saúde. Essa obra tem sido negligenciada, e muitos estão
prestes a perecer, por necessitarem da luz que devem e precisam ter
para que abandonem as condescendências egoístas.
Os presidentes de nossas associações devem compreender que é
bem tempo de eles tomarem a devida posição neste assunto. Pastores
e professores devem transmitir aos outros a luz que têm recebido.
Sua obra é necessária em toda linha. Deus os ajudará; Ele fortalecerá
Seus servos para que fiquem firmes, e não sejam abalados na verdade [453]
e justiça para se acomodar à satisfação egoísta.
A obra de educar nos ramos médico-missionários é um passo
avançado de grande importância no despertar os homens quanto
a suas responsabilidades morais. Houvessem os pastores lançado
mãos a essa obra em seus vários departamentos em harmonia com
a luz comunicada por Deus, e teria havido a mais decidida reforma
no comer, beber e vestir. Mas alguns se têm justamente atravessado
no caminho da marcha da reforma de saúde. Têm segurado o povo
para trás por suas indiferentes ou condenatórias observações, ou
por gracejos e pilhérias. Eles próprios e grande número de outros
têm sofrido a ponto de morrer, mas nem todos aprenderam ainda a
sabedoria.
Tem sido apenas por meio de luta ativa que se tem feito algum
progresso. O povo tem sido contrário a negar-se a si mesmo,
contrário a render a mente e a vontade à vontade de Deus; e em
seus próprios sofrimentos, e em sua influência sobre outros, têm
compreendido o seguro resultado de tal conduta.
A igreja está fazendo história. Cada dia é uma batalha e uma
marcha. Achamo-nos a cada lado assediados por inimigos invisíveis;
e, ou vencemos pela graça que nos é dada por Deus ou somos
vencidos. Insisto em que os que têm tomado atitude neutra quanto à
reforma de saúde se convertam. Preciosa é esta luz, e o Senhor dáme
a mensagem de instar para que todos que têm responsabilidades
em qualquer ramo da obra de Deus cuidem que essa verdade tenha
ascendência no coração e na vida. Unicamente assim pode alguém
enfrentar as tentações que seguramente há de encontrar no mundo.
Fracasso em praticar a reforma de saúde desqualifica para o ministério
Por que manifestam alguns de nossos irmãos pastores, tão pouco
interesse na reforma de saúde? É porque as instruções quanto à
temperança em todas as coisas se acham em oposição a sua prática
de condescendência consigo mesmos. Em alguns lugares isto tem
sido a grande pedra de tropeço no caminho de levarmos o povo a
investigar, e praticar e ensinar a reforma de saúde. Homem algum
[454] deve ser separado como mestre do povo enquanto seu ensino ou
exemplo contradiz o testemunho que Deus deu a Seus servos para
apresentar relativamente ao regime, pois isto trará confusão. Sua
desconsideração da reforma de saúde desqualifica-o para estar como
mensageiro do Senhor.
A luz comunicada pelo Senhor sobre esta questão em Sua Palavra
é clara, e os homens serão provados e experimentados por muitos
modos, a ver se a atendem. Toda igreja, toda família, necessita ser
instruída com referência à temperança cristã. Todos devem saber
como comer e beber de maneira a conservar a saúde. Achamo-nos
entre as cenas finais da história deste mundo; e deve haver ação
harmônica nas fileiras dos observadores do sábado. Os que ficam
afastados da grande obra de instruir o povo sobre esta questão, não
seguem o caminho que tem por guia o grande Médico. “Se alguém
quiser vir após Mim”, disse Cristo, “renuncie-se a si mesmo, tome
sobre si a sua cruz, e siga-Me.” Mateus 16:24. — Testimonies for
the Church 6:376-378 (1900).
Educação doméstica de saúde
783. Os pais devem viver mais para seus filhos, e menos para
a sociedade. Estudai assuntos de saúde, e ponde em prática vossos
conhecimentos. Ensinai vossos filhos a raciocinar da causa para o
efeito. Ensinai-lhes que se desejam ter saúde e felicidade, devem
obedecer às leis da natureza. Ainda que não vejais aproveitamento
tão rápido como desejaríeis, não desanimeis, mas continuai paciente
e perseverantemente vossa obra.
Ensinai desde o berço vossos filhos a exercer a abnegação, o
domínio de si mesmos. Ensinai-os a gozar as belezas da Natureza,
e a exercitar sistematicamente as faculdades da mente e do corpo,
em ocupações úteis. Criai-os de modo a terem constituição sã e
boa moral, disposição alegre e índole branda. Impressionai-lhes a
tenra mente com a verdade de que não é o desígnio divino que
vivamos meramente para satisfazer nossas inclinações atuais, mas
para nosso bem final. Ensinai-lhes que ceder à tentação é fraqueza e
impiedade; resistir-lhe, nobreza e varonilidade. Essas lições serão
como sementes lançadas em boa terra, e produzirão frutos que farão
a alegria de vosso coração. — A Ciência do Bom Viver, 386 (1905). [455]
A obra de Deus estorvada por condescendência egoísta
784. Há uma mensagem acerca da reforma de saúde, a qual deve
ser apresentada em todas as igrejas. Há uma obra por fazer em cada
escola. Nem a um diretor nem a professores deve ser confiada a
educação dos jovens antes que possuam um conhecimento prático
deste assunto. Alguns se têm sentido na liberdade de criticar e pôr
em dúvida os princípios da reforma de saúde, achando defeitos neles,
embora pouco conheçam por experiência. Deviam colocar-se ombro
a ombro, coração a coração, com os que trabalham no rumo certo.
O assunto da reforma de saúde tem sido apresentado nas igrejas;
a luz, porém, não tem sido recebida de coração. As condescendências
egoístas, destruidoras da saúde, de homens e mulheres, têm
anulado a influência da mensagem que deve preparar um povo para
o grande dia de Deus. Se as igrejas esperam ter poder, terão de pôr
em prática a verdade que Deus lhes deu. Se os membros de nossas
igrejas desprezam a luz sobre este assunto, colherão o resultado
certo, em degeneração tanto espiritual como física. E a influência
desses membros da igreja mais idosos contagiará os novos na fé. O
Senhor não opera agora para trazer muitas almas para a verdade, por
causa dos membros da igreja que nunca foram convertidos, e dos
que, uma vez convertidos, voltaram atrás. Que influência haviam de
ter esses membros não consagrados, sobre os novos conversos? Não
tornariam sem efeito a mensagem dada por Deus, a qual Seu povo
deve apresentar?—Testimonies for the Church 6:370, 371 (1900).
Cada membro deve partilhar a verdade
785. Atingimos um tempo em que todo membro da igreja deveria
lançar mão da obra missionário-médica. O mundo é um hospital
repleto de enfermos, tanto física como espiritualmente. Por toda
parte morrem pessoas à míngua de conhecimento das verdades
que nos foram confiadas. Os membros da igreja carecem de um
[456] despertamento, para que possam reconhecer sua responsabilidade de
comunicar a outros estas verdades. Os que foram iluminados pela
verdade devem ser portadores de luz para o mundo. Esconder nossa
luz no tempo atual é cometer um erro terrível. A mensagem para o
povo de Deus hoje é: “Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua
luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.”
Por toda parte vemos os que receberam muita luz e conhecimento,
escolhendo deliberadamente o mal em lugar do bem. Não
fazendo tentativa alguma para reformarem-se, vão-se tornando piores
mais e mais. Mas o povo de Deus não deve andar em trevas.
Devem andar na luz, pois são reformadores. — Testimonies for the
Church 7:62 (1902); Testemunhos Selectos 3:102.
Estabelecer novos centros
786. É positivo dever do povo de Deus ir para as regiões de além.
Ponham-se em operação forças para preparar novo terreno, fundar
novos centros de influência aonde quer que se encontre uma oportunidade.
Concitai obreiros que possuam verdadeiro zelo missionário,
e saiam eles a difundir luz e conhecimento, perto e longe. Levem
eles os vivos princípios da reforma de saúde para as localidades que,
em grande parte, ignoram esses princípios. Formem-se classes, e
dêem-se instruções acerca do tratamento de doenças.—Testimonies
for the Church 8:148 (1904).
787. Há um vasto campo de serviço para as mulheres, assim
como para os homens. A eficiente cozinheira, a costureira, a enfermeira—
de todas é necessário o auxílio. Ensinem-se os membros
dos lares pobres a cozinhar, a fazer e consertar sua própria roupa, a
tratar dos doentes, a cuidar devidamente do lar. Mesmo as crianças
devem ser ensinadas a fazer algum serviço de amor e misericórdia
pelos menos afortunados do que elas.—Testimonies for the Church
9:36, 37 (1909); Testemunhos Selectos 3:302, 303.
Educadores, avançai!
788. A obra da reforma de saúde é o meio empregado pelo
Senhor para diminuir o sofrimento de nosso mundo, e para purificar
Sua igreja. Ensinai ao povo que eles podem desempenhar o papel da
mão ajudadora de Deus mediante sua cooperação com o Obreiromestre
na restauração da saúde física e espiritual. Esta obra traz o
selo divino, e há de abrir portas para a entrada de outras verdades [457]
preciosas. Há lugar para trabalharem todos quantos efetuarem esta
obra inteligentemente.
Conservai na frente a obra da reforma de saúde—é a mensagem
que sou instruída a apresentar. Mostrai tão claramente o seu valor
que se venha a sentir uma vasta necessidade dela. A abstinência de
todo alimento e bebida prejudiciais é o fruto da verdadeira religião.
Aquele que é perfeitamente convertido abandonará todo hábito e
apetite prejudiciais. Pela abstinência total vencerá ele o desejo das
condescendências que destroem a saúde.
Sou instruída a dizer aos educadores da reforma de saúde: Ide
avante! O mundo carece de todo jota da influência que podeis exercer
para conter a onda de desgraça moral. Mantenham-se os que ensinam
a terceira mensagem angélica leais à sua bandeira.—Testimonies
for the Church 9:113 (1909).
Parte 2— Como apresentar os princípios da reforma de saúde
Tende presente o grande objetivo da reforma
789. Grande é a necessidade existente de conhecimentos quanto
à reforma dietética. Hábitos errôneos de alimentação, e o uso de comidas
nocivas, são em grande parte responsáveis pela intemperança,
o crime e a ruína que infelicitam o mundo.
Ensinando os princípios da saúde, mantende diante do povo o
grande objetivo da reforma—que seu desígnio é assegurar o mais
alto desenvolvimento do corpo, da mente e da alma. Mostrai que as
leis da Natureza, sendo as leis de Deus, são designadas para nosso
bem; que a obediência às mesmas promove a felicidade nesta vida,
e contribui no preparo para a vida por vir.
Levai o povo a estudar as manifestações do amor e da sabedoria
de Deus nas obras da Natureza. Levai-os a estudar esse maravilhoso
organismo que é o corpo humano, e as leis que o regem. Os que
percebem as evidências do amor de Deus, que compreendem alguma
coisa da sabedoria e beneficência de Suas leis, e os resultados da
[458] obediência, virão a considerar seus deveres e obrigações sob um
ponto de vista inteiramente diverso. Em vez de olhar a observância
das leis da saúde como um sacrifício ou uma abnegação, considerála-
ão, como em realidade é, uma inestimável bênção.
Todo obreiro evangélico deve sentir que o instruir o povo quanto
aos princípios do viver saudável, é uma parte do trabalho que lhe
é designado. Grande é a necessidade dessa obra, e o mundo está
aberto para ela.— A Ciência do Bom Viver, 146, 147 (1905).
790. Os reclamos de Deus devem impressionar a consciência.
Homens e mulheres precisam ser despertados para o dever do império
de si mesmos, para a necessidade da pureza, a liberdade de todo
aviltante apetite e todo hábito contaminador. Precisam ser impressionados
com o fato de que todas as suas faculdades de mente e corpo
são dons de Deus, e destinam-se a ser preservadas nas melhores
condições possíveis para Seu serviço.—A Ciência do Bom Viver,
130 (1905).
Segui os métodos do Salvador
791. Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito
no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens
como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por
eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança.
Ordenava então: “Segue-Me.”
É necessário pôr-se em íntimo contato com o povo mediante
esforço pessoal. Se se empregasse menos tempo a pregar sermões,
e mais fosse dedicado a serviço pessoal, maiores seriam os resultados
que se veriam. Os pobres devem ser socorridos, cuidados os
doentes, os aflitos e os que sofreram perdas confortados, instruídos
os ignorantes e os inexperientes aconselhados. Cumpre-nos chorar
com os que choram, e alegrar-nos com os que se alegram. Aliado
ao poder de persuasão, ao poder da oração e ao poder do amor de
Deus, esta obra não há de, não pode, ficar sem frutos.
Devemos lembrar sempre que o objetivo da obra médicomissionária
é encaminhar homens e mulheres e enfermos de pecado
ao Homem do Calvário, que tira os pecados do mundo.
Contemplando-O, serão eles transformados à Sua imagem. Temos [459]
de animar os doentes e sofredores a olharem a Jesus, e viver. Mantenham
os obreiros a Cristo, o grande Médico, constantemente diante
daqueles a quem a doença física e espiritual levou ao desânimo.
Encaminhai-os Àquele que é capaz de curar tanto a moléstia do
corpo como a da alma. Falai-lhes dAquele que Se comove diante de
suas enfermidades. Animai-os a se colocarem sob o cuidado do que
deu Sua vida a fim de tornar possível que eles tenham a vida eterna.
Falai de Seu amor; falai de Seu poder para salvar.—A Ciência do
Bom Viver, 143, 144 (1905).
Usai tato e cortesia
792. Lembrai-vos, em todo o vosso trabalho, de que vos achais
ligados a Cristo, sendo uma parte do grande plano de redenção. O
amor de Cristo, numa corrente que cura e vivifica, deve fluir de vossa
vida. Ao buscardes atrair outros para o círculo de Seu amor, que
a pureza de vossa linguagem, o desinteresse de vosso serviço, o
contentamento de vossa conduta, sejam um testemunho ao poder de
Sua graça. Oferecei ao mundo uma tão pura e justa representação
dEle, que os homens O contemplem em Sua beleza.
De pouca utilidade é procurar reformar outros atacando o que
podemos considerar maus hábitos. Tais esforços dão muitas vezes
em resultado mais dano que bem. Em sua conversa com a samaritana,
em lugar de desmerecer o poço de Jacó, Cristo apresentou alguma
coisa melhor. “Se tu conheceras o dom de Deus”, disse Ele, “e quem
é o que te diz—Dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água
viva.” Desviou a conversa para o tesouro que tinha a dar, oferecendo
à mulher alguma coisa melhor do que ela possuía, a própria água
viva, a alegria e a esperança do evangelho.
Isto é uma ilustração do modo por que devemos trabalhar. Temos
de oferecer aos homens alguma coisa melhor do que eles possuem, a
própria paz de Cristo, que excede todo o entendimento. Cumpre-nos
falar-lhes da santa lei de Deus, a transcrição de Seu caráter, e uma
[460] expressão daquilo que Ele quer que se tornem. ...
De todos os povos da Terra, deviam ser os reformadores os
mais abnegados, os mais bondosos, os mais corteses. Dever-se-ia
ver em seus atos a verdadeira bondade dos atos desinteressados.
O obreiro que manifesta falta de cortesia, que mostra impaciência
ante a ignorância dos outros ou por se acharem extraviados, que
fala bruscamente ou procede sem reflexão, pode cerrar a porta de
corações por tal maneira que nunca mais lhes seja dado conquistálos.—
A Ciência do Bom Viver, 156, 157 (1905).
A reforma do regime deve ser progressiva
793. Desde o início da obra da reforma do regime alimentar,
consideramos necessário instruir, instruir, instruir. Deus quer que
prossigamos nessa obra de instruir o povo. ...
No ensino da reforma do regime alimentar, como em todo outro
ramo do evangelho, devemos considerar as pessoas em sua verdadeira
situação. Até que possamos ensiná-las a prepararem alimento
saudável que seja apetitoso, nutritivo, e ao mesmo tempo econômico,
não temos a liberdade de apresentar-lhes as sugestões mais
avançadas referentes à reforma alimentar.
Seja progressiva a reforma alimentar. Sejam as pessoas ensinadas
a preparar o alimento sem o uso de leite ou manteiga. Diga-seEnsinando
princípios saudáveis 397
lhes que breve virá o tempo em que não haverá segurança no uso
de ovos, leite, creme ou manteiga, por motivo de as doenças nos
animais estarem aumentando na mesma proporção do aumento da
impiedade entre os homens. Aproxima-se o tempo em que, por
motivo da iniqüidade da raça caída, toda criação animal gemerá com
as doenças que amaldiçoam a nossa Terra.
Deus concederá ao Seu povo habilidade e tato para preparar
alimento saudável sem o uso dessas coisas. Rejeite o nosso povo toda
receita insalubre. Aprendam a viver de maneira saudável, ensinando
a outros o que aprenderam. Partilhem esse conhecimento como o
fariam com a instrução bíblica. Ensinem às pessoas a, evitando a
grande quantidade de cozimentos que têm enchido o mundo de
inválidos crônicos, preservarem a saúde e o vigor. Por preceito e
exemplo, esclareçam que o alimento que Deus deu a Adão em seu
estado isento de pecado, é o melhor para o uso do homem, ao buscar
ele reaver esse estado de pureza. [461]
Os que ensinam os princípios da reforma de saúde devem entender
de doenças e suas causas, compreendendo que cada ação do
agente humano deve estar em perfeita harmonia com as leis da vida.
A luz que Deus proporcionou sobre a reforma de saúde é para nossa
salvação e a salvação do mundo. Os homens e as mulheres devem
ser informados acerca da habitação humana, preparada por nosso
Criador como Seu lugar de morada, e sobre o qual deseja Ele que
sejamos mordomos fiéis. “Porque vós sois o templo do Deus vivente,
como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles habitarei; e Eu serei o
seu Deus e eles serão o Meu povo.” 2 Coríntios 6:16.
Erguei os princípios da reforma de saúde, e deixai que o Senhor
dirija os sinceros de coração. Apresentai os princípios da temperança
em sua mais atraente forma. Disseminai os livros que dão instrução
acerca do viver saudável.
A influência de nossas publicações acerca da saúde
O povo está em triste necessidade da luz que brilha das páginas
de nossos livros e revistas acerca da saúde. Deus deseja usar esses
livros e revistas como meios através dos quais raios de luz chamem a
atenção do povo, levando-os a dar ouvido à advertência da mensagem
do terceiro anjo. Nossas revistas de saúde são instrumentalidades
no campo, para fazerem uma obra especial na disseminação da luz
de que os habitantes do mundo precisam neste dia da preparação
de Deus. Naum 2:3. Elas exercem uma influência indizível nos
interesses da saúde e temperança e da reforma de pureza social, e
efetuarão grande soma de bem ao apresentar ao povo esses assuntos
de maneira apropriada e em sua verdadeira luz.—Testimonies for
the Church 7:132-136 (1902); Testemunhos Selectos 3:136-139.
Folhetos sobre a reforma de saúde
794. Devem-se envidar esforços mais fervorosos para esclarecer
o povo acerca do grande tema da reforma de saúde. Folhetos de qua-
[462] tro, oito, doze, dezesseis e mais páginas, contendo artigos concisos,
bem escritos, sobre esta grande questão, devem ser espalhados quais
folhas de outono. — The Review and Herald, 4 de Novembro de
1875.
[Pacientes do sanatório devem ser ensinados, em conferências
no salão—426]
[Aos pacientes do sanatório deve ser ensinado o regime correto,
mediante mesa devidamente provida—442-443]
[Aos pacientes do sanatório deve ser ensinada a temperança
— 474]
Tratar prudentemente a questão da alimentação cárnea
795. Neste país [Austrália] existe uma sociedade vegetariana
organizada, mas é relativamente pequeno o número de seus associados.
Entre o povo em geral, a carne é usada largamente, por todas
as classes. É o artigo de alimentação mais barato; e mesmo onde
a pobreza impera encontra-se em geral a carne sobre a mesa. Por
isso, tanto maior a necessidade de usar de prudência ao lidar com a
questão do comer carne. Com relação a este assunto não deve haver
movimentos precipitados. Devemos considerar a situação do povo,
e o poder de hábitos e práticas de toda uma vida, e ser cautelosos
em não impor aos outros nossas idéias, como se esta questão fosse
um teste, e os que comem carne fossem os maiores pecadores.
Todos devem ser esclarecidos neste assunto, mas seja ele apresentado
cuidadosamente. Hábitos que foram por toda a vida ensinados
como sendo corretos, não devem ser mudados por medidas rudes ou
precipitadas. Devemos educar o povo em nossas reuniões campais e
outras reuniões grandes. Ao mesmo tempo em que são apresentados
os princípios da reforma de saúde, seja o ensino apoiado pelo exemplo.
Não seja encontrada carne em nossos restaurantes ou tendas
de refeições, mas seja ela substituída por frutas, cereais e verduras.
Devemos praticar aquilo que ensinamos. Quando assentados a uma
mesa onde haja carne, não devemos vibrar um ataque contra os que
a usam, mas deixá-la intocada quanto a nós, e se nos perguntarem a
razão de assim proceder, devemos de maneira bondosa explicar o
motivo de não a usarmos.— Carta 102, 1896.
Tempo para guardar silêncio
796. Nunca julguei ser meu dever dizer que ninguém deveria
provar carne, sob quaisquer circunstâncias. Dizer isto, quando o povo [463]
tem sido educado a viver de comer carne em tão grande medida,
seria levar ao extremo a questão. Nunca senti ser dever meu fazer
asserções arrasadoras. O que tenho dito, disse-o sob uma intuição do
dever, mas tenho sido cautelosa em minhas afirmações, porque não
queria dar ocasião para qualquer pessoa ser consciência para outro.
...
Tenho estado a passar, neste país, por uma experiência semelhante
à que tive em novos campos na América. Tenho visto famílias
cujas circunstâncias não lhes permitiam suprir a mesa com alimento
saudável. Vizinhos incrédulos mandavam-lhes porções de carne, de
animais mortos recentemente. Faziam sopa dessa carne, suprindo a
suas famílias grandes, de muitos filhos, refeições de sopa e pão. Não
era meu dever, nem julgo ter sido dever de quem quer que fosse,
fazer-lhes conferências sobre os males do comer carne. Sinto sincera
comiseração para com famílias que chegaram à fé recentemente, e
que se sentem tão premidas pela pobreza que não sabem de onde
lhes virá a próxima refeição. Não é meu dever fazer-lhes discursos
sobre o comer saudável. Há tempo para falar, e tempo para calar.
A oportunidade oferecida por circunstâncias dessa ordem, é oportunidade
para falar palavras que animem e abençoem, em vez de
condenar e reprovar. Os que têm vivido com regime cárneo toda a
vida, não vêem o mal de continuar essa prática, e têm de ser tratados
com brandura.—Carta 76, 1895.
797. Conquanto trabalhando contra a glutonaria e a intemperança,
necessitamos reconhecer a condição a que está sujeita a família
humana. Deus fez provisões para os que vivem nas diversas
partes do mundo. Os que desejam ser Seus cooperadores devem
refletir maduramente antes de especificar os alimentos que devem
ser usados e os que não devem. Cumpre colocar-nos em ligação
íntima com as massas. Se a reforma de saúde com todo o seu rigor,
for ensinada àqueles cujas circunstâncias não lhes permitem a sua
adoção, ter-se-á produzido mais dano do que bem. Quando prego
o evangelho aos pobres, sou instruída a dizer-lhes que tomem os
alimentos mais nutritivos. Não posso dizer-lhes: “Não deveis comer
[464] ovos, nem usar leite ou nata. Não deveis empregar manteiga no preparo
de vossos alimentos.” Cumpre que o evangelho seja pregado
aos pobres, mas ainda não chegamos ao tempo em que deverá ser
prescrito o regime dietético mais rigoroso. — Testimonies for the
Church 9:163 (1909).
Método errado de trabalho
798. Não vos apegueis a idéias isoladas fazendo delas um teste,
criticando outros cuja prática não concorde com vossa opinião;
estudai, porém, ampla e profundamente o assunto, e procurai pôr
vossas idéias e práticas em perfeita harmonia com os princípios da
verdadeira temperança cristã.
Muitos há que procuram corrigir a vida de outros, atacando
aquilo que julgam serem hábitos errôneos. Vão ter com os que
pensam estar em erro, e apontam-lhes os defeitos, mas não buscam
dirigir-lhes a mente para os princípios verdadeiros. Tal procedimento
muitas vezes fica muito aquém de conseguir os resultados desejados.
Quando tornamos evidente que procuramos corrigir outros, muitas
vezes lhes despertamos a combatividade, causando mais dano do que
bem. E há esse perigo também para o reprovador. Aquele que toma
sobre si a tarefa de corrigir os outros, está sujeito a cultivar um hábito
de descobrir faltas, e logo todo o seu interesse estará em procurar
defeitos alheios. Não observeis os outros para lhes descobrir senões,
para lhes expor os erros. Educai-os em hábitos melhores, mediante
o poder de vosso próprio exemplo.
Conserve-se sempre em mente que o grande objetivo da reforma
de saúde é assegurar o desenvolvimento mais alto possível de espírito,
alma e corpo. Todas as leis da Natureza — que são as leis
de Deus — destinam-se ao nosso bem. A obediência às mesmas
promoverá nossa felicidade nesta vida e nos ajudará no preparo para
a vida por vir.
Existe algo melhor sobre que falar, do que as faltas e fraquezas
alheias. Falai de Deus e de Suas obras maravilhosas. Penetrai as manifestações
de Seu amor e sabedoria em todas as obras da Natureza.
— Christian Temperance and Bible Hygiene, 119, 120 (1890).
Ensinai pelo exemplo
799. Em vossa associação com incrédulos, não vos permitais
desviar-vos dos retos princípios. Se vos assentais a sua mesa, comei [465]
temperantemente, e tão-somente de alimento que não torne confuso
o espírito. Mantende-vos afastados da intemperança. Não podeis
correr o risco de enfraquecer vossas faculdades mentais ou físicas,
para não vos tornardes incapazes de discernir as coisas espirituais.
Conservai vossa mente em condição na qual Deus a possa impressionar
com as preciosas verdades de Sua Palavra. ... Não observeis os
outros para apontar-lhes as faltas ou erros. Ensinai-os pelo exemplo.
Seja vossa abnegação e vossa vitória sobre o apetite uma ilustração
da obediência aos retos princípios. Testifique vossa vida da santificante
e enobrecedora influência da verdade.— Testimonies for the
Church 6:336 (1900).
Apresentai a temperança em sua mais atraente forma
800. O Senhor deseja que todo pastor, todo médico, todo membro
da igreja, seja cuidadoso para não instar com os que ignoram nossa
fé, para que façam mudanças súbitas no regime, sujeitando-os assim
a um teste prematuro. Erguei os princípios da reforma de saúde,
e deixai que o Senhor guie os sinceros de coração. Eles ouvirão e
crerão. O Senhor não requer que Seus mensageiros apresentem as
lindas verdades da reforma de saúde de modo que escandalize a
mente de outros. Não coloque ninguém pedras de tropeço diante
daqueles que caminham nas escuras veredas da ignorância. Mesmo
ao louvarmos uma coisa boa, convém não nos tornarmos entusiastas
demais, para que não desviemos do caminho os que vêm ouvir-nos.
Apresentai os princípios da temperança em sua mais atraente forma.
Não devemos agir presunçosamente. Os obreiros que penetram
em novos territórios a fim de suscitar igrejas, não devem criar dificuldades
tentando tornar preeminente a questão do regime alimentar.
Devem ser cautelosos para não traçar limites muito estreitos. Seriam
assim lançados impedimentos na vereda de outros. Não fustigueis o
povo. Guiai-o. Pregai a Palavra como é em Cristo Jesus. ... Devem os
obreiros envidar esforços resolutos e perseverantes, lembrando-se de
que nem tudo se pode aprender de uma vez. Devem manter a firme
[466] resolução de ensinar o povo pacientemente.—Carta 135, 1902.
801. Não vos lembrais de que temos uma responsabilidade individual?
Não fazemos de artigos de alimentação uma questão de
teste, mas procuramos educar o intelecto, e despertar a sensibilidade
moral para que assimile a reforma de saúde de modo inteligente,
de acordo com o que Paulo diz em Romanos 13:8-14; 1 Coríntios
9:24-27; 1 Timóteo 3:8-12. — Manuscrito 1, 1890.
Ide ao encontro do povo onde se acha
802. Certa ocasião Sara [McEnterfer] foi chamada para uma
família em Dora Creek, onde todos os membros da casa estavam
doentes. O pai pertencia a uma família altamente respeitável, mas
dera para beber, e a esposa e os filhos estavam em grande necessidade.
Nesse tempo de doença, não tinham em casa coisa alguma
apropriada para comer. E recusaram-se a comer tudo que lhes levamos.
Estavam acostumados a comer carne. Concluímos que alguma
coisa se devia fazer. Eu disse a Sara: Apanhe umas galinhas do meu
galinheiro, e prepare-lhes um caldo. Assim Sara os tratou em sua
doença, dando-lhes desse caldo. Logo se restabeleceram.
Esta foi nossa maneira de proceder. Não dissemos ao povo:
Vocês não devem comer carne. Embora nós mesmos não usássemos
carne, quando a julgamos necessária àquela família em sua doença,
demos-lhe aquilo que julgávamos precisarem. Há ocasiões em que
temos de ir ao encontro das pessoas onde se acham.
O chefe dessa família era homem inteligente. Quando a família
se restabeleceu, abrimos-lhes as Escrituras, e aquele homem se converteu,
aceitando a verdade. Atirou fora seu cachimbo, abandonou a
bebida, e daí por diante, em toda a sua vida, não mais fumou nem
bebeu. Logo que foi possível, tomamo-lo em nosso sítio, provendolhe
trabalho na terra. Enquanto estávamos fora, assistindo a reuniões
em Newcastle, esse homem morreu. Alguns de nossos obreiros lhe
haviam ministrado tratamentos completos, mas o corpo, por tanto
tempo abusado, não mais correspondeu aos seus esforços. Morreu,
porém, como cristão e observador dos mandamentos. — Carta 363,
1907. [467]
Defrontando pontos de vista extremos—Uma afirmaçãohistórica*
803. Quando voltamos de Kansas, no outono de 1870, o irmão
B estava, em sua casa, doente com febre. ... Seu caso era grave. ...
Não houve para nós período de descanso, por muito que disso
necessitássemos. Deviam ser publicados a Review, o Reformer e o
Instructor. [Nessa ocasião todos os redatores estavam doentes.]...
Meu marido começou seu trabalho e eu o ajudei quanto pude. ...
O Reformer estava a bem dizer morto. O irmão B insistira nos
pontos de vista extremos do Dr. Trall. Isto influíra no doutor, para se
externar no Reformer de modo mais radical, quanto a deixar o uso
do leite, açúcar e sal. A atitude de dever-se abandonar inteiramente
o uso desses artigos pode estar certa, a seu tempo; mas não viera
ainda a ocasião de assumir uma atitude geral quanto a esses pontos.
E os que assumem essa posição, advogando o completo abandono
do leite, manteiga e açúcar, devem afastar de sua própria mesa essas
coisas. O irmão B, mesmo enquanto se punha ao lado do Reformer,
com o Dr. Trall, quanto a terem efeito nocivo o sal, leite e açúcar,
não praticava aquilo que ensinava. Sobre sua própria mesa esses
artigos eram usados diariamente.
Muitos dentre nosso povo haviam perdido o interesse no Reformer,
e recebiam-se diariamente cartas com este pedido desencorajador:
“Queiram cancelar minha assinatura do Reformer.”... Em
nenhum lugar do Oeste pudemos despertar interesse no sentido de
obter assinaturas do Health Reformer. Vimos que os colaboradores
do Reformer se afastavam do povo, deixando-o atrás. Se desposamos
opiniões que os cristãos conscienciosos, que são de fato reformado-
*Para uma afirmação colateral, de Tiago White, ver Apêndice 2.
res, não podem adotar, como esperar beneficiar a classe de pessoas
[468] que só podemos alcançar no terreno da saúde?
Paciência, cautela e coerência são necessários na ação da reforma
Não devemos ir mais depressa do que nos possam acompanhar
aqueles cuja consciência e intelecto estão convencidos das verdades
que advogamos. Temos de ir ao encontro do povo onde se acha.
Alguns dentre nós levaram muitos anos para chegar à posição em
que se encontram agora, na questão da reforma de saúde. É obra
lenta, efetuar uma reforma no regime. Temos poderosos apetites
a defrontar; porque o mundo é dado à glutonaria. Se concedêssemos
ao povo tanto tempo quanto nós necessitamos para alcançar o
progressista estado presente na reforma, seríamos muito pacientes
com eles, e lhes permitiríamos que avançassem passo a passo, como
fizemos nós, até que seus pés estivessem firmemente estabelecidos
na plataforma da reforma de saúde. Devemos, porém, ser muito
cautelosos para não avançar muito depressa, para que não sejamos
obrigados a voltar atrás. Em matéria de reformas, é melhor ficar
um passo aquém da meta do que avançar um passo para além. E se
houver erro, seja então do lado mais chegado ao povo.
Acima de todas as coisas, não devemos defender com a pena
posições que não ponhamos a uma prova prática em nossa própria
família, em nossas próprias mesas. Isso seria uma dissimulação, uma
espécie de hipocrisia. No Michigan podemos passar melhor sem
sal, açúcar e leite do que muitos que moram no Extremo Ocidente
ou no Extremo Oriente,* onde há escassez de frutas. ... Sabemos
que o livre uso desses artigos é positivamente nocivo à saúde, e em
muitos casos pensamos que, se não fossem usados absolutamente,
gozar-se-ia muito melhor estado de saúde.
Mas no presente nossa preocupação não é em relação a essas
coisas. O povo está tão atrasado que vemos que, tudo que podem
suportar agora é que os esclareçamos quanto às condescendências
nocivas e os estimulantes narcóticos. Apresentamos positivo testemunho
contra o fumo, as bebidas alcoólicas, rapé, chá, café, alimentos
cárneos, manteiga, condimentos, bolos requintados, pastéis de
*Dos Estados Unidos.
carne, excesso de sal, e todas as substâncias excitantes usadas como
alimento.
Se, aproximando-nos de pessoas que não foram esclarecidas em
relação à reforma de saúde, lhes apresentarmos a princípio as atitudes
mais radicais, há perigo de se desanimarem ao verem quanto têm [469]
que renunciar, de maneira que não farão esforços para reformar-se.
Temos de guiar o povo ao longo do caminho paciente e gradualmente,
lembrados da profundeza do abismo de que fomos alçados.
— Testimonies for the Church 3:18-21 (1870).
Parte 3— Escolas de culinária
Obra de suma importância
804. Onde quer que seja levada a efeito obra médico-missionária
em nossas cidades grandes, devem ser mantidas escolas de culinária;
e onde quer que esteja em processo uma forte campanha educacional
missionária, deve estabelecer-se alguma espécie de restaurante vegetariano,
que dê uma ilustração prática da devida seleção de alimentos
e seu preparo saudável. — Testimonies for the Church 7:55 (1902).
805. Devem-se estabelecer escolas culinárias. Devemos ensinar
o povo a preparar alimento saudável. É preciso mostrar-lhes a necessidade
de abandonar alimentos nocivos. Mas nunca deveríamos
advogar um regime que nos faça padecer fome. É possível ter um
regime são, nutritivo, sem o emprego de café, chá e carne. A obra de
ensinar o povo a preparar um sistema alimentar que seja ao mesmo
tempo saudável e apetecível, é da maior importância.—Testimonies
for the Church 9:112 (1909); Steps to Christ, 139.
806. Algumas pessoas, depois de adotarem regime vegetariano,
voltam ao uso da alimentação cárnea. Isso é grande insensatez, e
revela falta de conhecimento da maneira de prover o alimento que
substitui a carne.
Escolas culinárias, dirigidas por instrutores peritos, deverão ser
instaladas na América [do Norte] e noutras terras. Tudo quanto nos
for possível fazer, deverá ser feito, para mostrar ao povo o valor da
reforma do regime alimentar.—Testimonies for the Church 7:126
(1902); Testemunhos Selectos 3:134.
807. A reforma dietética deve ser progressiva. À medida que
as doenças aumentam nos animais, o emprego de leite e ovos se
tornará cada vez menos livre de perigo. Deve-se fazer um esforço
[470] para os substituir com outras coisas que sejam saudáveis e pouco
dispendiosas. O povo de toda parte deve ser ensinado a cozinhar sem
leite e ovos, isto o quanto possível, fazendo não obstante comida sã
e apetecível.— A Ciência do Bom Viver, 320, 321 (1905).
808. Os que se podem prevalecer das vantagens de escolas de
culinária devidamente dirigidas e higiênicas, acharão isso um grande
benefício, tanto em sua própria prática como em ensinar os outros.
— Christian Temperance and Bible Hygiene, 119 (1890).
Em cada igreja, escola primária e campo missionário
809. Toda igreja deve ser uma escola missionária para obreiros
cristãos. Seus membros devem ser instruídos em dar estudos
bíblicos, em dirigir e ensinar classes da Escola Sabatina, na melhor
maneira de auxiliar os pobres e cuidar dos doentes, de trabalhar
pelos inconversos. Deve haver escolas de saúde, de arte culinária, e
classes em vários ramos de serviço no auxílio cristão. Não somente
deve haver ensino, mas trabalho real, sob a direção de instrutores
experientes.—A Ciência do Bom Viver, 149 (1905).
810. Cada restaurante vegetariano deve ser uma escola para
os obreiros a ele ligados. Nas cidades este ramo de trabalho pode
ser levado a efeito em escala muito maior do que nas localidades
pequenas. Mas em toda parte onde exista uma igreja e uma escola
primária, devem-se dar instruções acerca do preparo de alimentos
simples e saudáveis, para uso dos que desejam viver de acordo com
os princípios da reforma de saúde. E em todos os nossos campos
missionários pode ser feita obra semelhante.
A obra de combinar frutas, sementes, cereais e tubérculos, compondo
alimentos saudáveis, é obra do Senhor. Em todo lugar onde
se tenha estabelecido uma igreja, andem os seus membros humildemente
diante de Deus. Procurem esclarecer o povo quanto aos
princípios da reforma de saúde.— Manuscrito 79, 1900.
Seu lugar devido
811. Nossas reuniões campais devem, o quanto possível, ser
dedicadas a interesses espirituais. ... Os assuntos administrativos
[471] devem ser tratados pelos que são especialmente designados para isso.
E, o quanto possível, devem ser apresentados ao povo em outras
ocasiões, e não nas reuniões campais. Instruções relativamente à
colportagem, à obra da Escola Sabatina e às minúcias do trabalho
missionário e com folhetos, devem ser dadas nas igrejas locais, ou
em reuniões especialmente designadas. O mesmo quanto às classes
culinárias. Se bem que estas sejam boas em seu devido lugar, não
devem ocupar o tempo de nossas reuniões campais. — Testimonies
for the Church 6:44, 45 (1900).
Agente reformador
812. Escolas de culinária devem ser fundadas em muitos lugares.
Pode esta obra começar de modo humilde, mas à medida que
cozinheiras inteligentes fizerem o melhor possível para esclarecer os
outros, o Senhor lhes dará habilidade e compreensão. A palavra do
Senhor é: “Não lho proibais, pois Eu Me revelarei a eles como seu
instrutor.” Ele trabalhará com aqueles que executarem Seus planos,
ensinando ao povo a maneira de efetuar uma reforma em seu regime
mediante o preparo de alimento saudável e não dispendioso. Assim
os pobres serão animados a adotar os princípios da reforma de saúde;
serão ajudados a tornarem-se industriosos e confiantes.
Foi-me mostrado que homens e mulheres capazes eram ensinados
por Deus a como preparar de modo aceitável alimentos saudáveis
e de agradável paladar. Muitos deles eram jovens, e havia também
os de idade madura. Fui instruída a animar a fundação de escolas de
culinária em todas as partes onde está sendo feito trabalho médicomissionário.
Todo incentivo para levar o povo a reformar-se deve
ser-lhes apresentado. Deixai que brilhe sobre eles toda a luz possível.
Ensinai-os a melhorar o máximo possível o preparo do alimento, e
animai-os a comunicar aos outros aquilo que aprendem.
Não devemos fazer tudo que está em nosso poder para promover
a obra em todas as nossas cidades grandes? Milhares de milhares que
vivem perto de nós carecem de auxílio de várias maneiras. Lembremse
os ministros do Evangelho de que o Senhor Jesus Cristo disse aos
Seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder
uma cidade edificada sobre um monte.” “Vós sois o sal da Terra; [472]
e se o sal for insípido, com que se há de salgar?” Mateus 5:14, 13.
— Testimonies for the Church 7:113, 114 (1902).
Ensinando de casa em casa
813. Por que as entradas da alma foram fechadas pelo tirano
Preconceito, muitos ignoram os princípios do viver saudável. Bom
serviço pode ser prestado ensinando o povo a preparar alimento
saudável. Este ramo de trabalho é tão necessário como qualquer
outro que se pudesse empreender. Mais escolas de culinária devem
ser fundadas, e alguns devem trabalhar de casa em casa, dando
instruções na arte de cozinhar alimentos saudáveis. Muitos, muitos
serão salvos da degenerescência física, mental e moral mediante a
reforma de saúde. Estes princípios por si se recomendarão aos que
estão a buscar a luz; e estes avançarão desse ponto, até receberem a
verdade completa para o tempo atual.
Deus quer que Seu povo receba para comunicar aos outros. Como
testemunhas imparciais e altruístas, devem dar aos outros aquilo
que o Senhor lhes deu a eles. E ao iniciardes este trabalho e, por
quaisquer meios em vosso poder, buscardes alcançar corações, tende
o cuidado de trabalhar de modo a remover o preconceito, em vez de
criá-lo. Fazei da vida de Cristo vosso estudo constante, e trabalhai
como Ele trabalhava, seguindo o Seu exemplo.—The Review and
Herald, 6 de Junho de 1912.
Ensinando a reforma do regime em reuniões de feriados e
recreações especiais 814. Quando pela primeira vez nos veio a luz da reforma de
saúde, costumávamos, em ocasiões de feriados, levar fogões aos
lugares onde se reunia o povo, e ali mesmo assávamos pão não levedado
— broinhas e roscas. E penso que foi bom o resultado de
nossos esforços, embora, naturalmente, não possuíssemos os preparados
de alimento saudável que possuímos hoje. Naquele tempo
começávamos a aprender a viver sem o uso da carne.
Algumas vezes dirigíamos reuniões de entretenimento, e tomávamos
muito cuidado para que tudo que preparávamos para a mesa
[473] fosse de bom paladar e servido de maneira atraente. No tempo das
frutas apanhávamos murtas e framboesas, e morangos, diretamente
das plantas. Fazíamos da mesa posta uma lição objetiva que mostrava
aos presentes que nosso regime, embora de acordo com os
princípios da reforma de saúde, estava longe de ser escasso.
Às vezes proferia-se uma breve palestra sobre temperança, em
conexão com essas reuniões de entretenimento, e assim o povo se
familiarizava com os nossos princípios de vida. Tanto quanto saibamos,
todos apreciavam isso, e todos recebiam esclarecimentos.
Sempre tínhamos algo a dizer acerca da necessidade de prover alimento
saudável e de prepará-lo de modo simples, e todavia torná-lo
agradável e apetitoso, de maneira a satisfazer os participantes.
O mundo está saturado de tentações para condescender com o
apetite, e palavras de advertência, sinceras e precisas, têm causado
maravilhosas transformações em famílias e em indivíduos. — Carta
166, 1903.
Oportunidades e perigos de nossos restaurantes
815. Foi-nos também dada instrução de que nas cidades haveria
oportunidade de fazer uma obra semelhante à que efetuamos no local
da feira de Battle Creek. Em harmonia com esse esclarecimento, têmse
fundado restaurantes vegetarianos. Há, porém, grave perigo de que
os nossos obreiros de restaurante se tornem tão possuídos do espírito
de comercialismo que deixem de comunicar a luz de que o povo
precisa. Nossos restaurantes nos põem em contato com muita gente,
mas se permitirmos que nosso espírito se enleve com o pensamento
do lucro financeiro, deixaremos de cumprir o propósito de Deus.
Deseja Ele que aproveitemos toda oportunidade para apresentar a
verdade que há de salvar homens e mulheres da morte eterna.
Tenho procurado descobrir quantas almas se têm convertido à
verdade em resultado da obra de restaurante aqui em _____. Alguns
talvez tenham sido salvos, mas muitos mais se poderiam ter convertido
a Deus se tivessem sido envidados todos os esforços para levar
a efeito a obra segundo o propósito de Deus, e para fazer brilhar a
luz na vereda dos outros. [474]
Desejo dizer aos obreiros ligados ao restaurante: Não continueis
trabalhando como tendes feito. Procurai tornar o restaurante um
meio de comunicar aos outros a luz da verdade presente. Para este
propósito, unicamente, têm sido estabelecidos nossos restaurantes.
...Os obreiros do restaurante de _____ e os membros da igreja de
_____ precisam converter-se cabalmente. A cada qual foi dado o
talento do intelecto. Recebestes poder para prevalecer com Deus? “A
todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos
de Deus; aos que crêem no Seu nome.” — Manuscrito 27, 1906.
Tato e discrição, necessários aos educadores
816. Para educar o povo nos princípios da reforma de saúde,
é mister que se façam maiores esforços. Importa fundar escolas
culinárias e instruir o povo, de casa em casa, quanto aos meios de
preparar alimentos saudáveis. Todos, velhos e moços, devem aprender
a cozinhar com maior simplicidade. Onde quer que a verdade
seja apresentada, o povo deverá aprender a preparar alimentos de
modo simples e apetitoso. Cumpre mostrar-lhe como é possível
seguir regime alimentar completo sem lançar mão dos alimentos
animais. ...
Muito cuidado e habilidade devem ser empregados na preparação
dos alimentos destinados a substituir os que antigamente constituíam
o regime alimentar dos que agora estão aprendendo a ser reformadores.
Para esse fim requer-se fé em Deus, firmeza de propósito e o
desejo de promover o auxílio mútuo. Um regime que deixa de fornecer
os elementos próprios da nutrição acarreta o opróbrio da causa
da reforma de saúde. Somos mortais e temos que prover o alimento
próprio para o corpo.— Testemunhos Selectos 3:361 (1909).
Aulas de arte culinária em todas as nossas escolas
817. Em todas as nossas escolas deve haver quem esteja habilitado
a ensinar a cozinhar. Deve haver aulas de instrução nessa
[475] matéria. Os que estão recebendo o preparo para o serviço sofrem
grande perda se não adquirem conhecimento sobre como preparar
alimento de modo que seja saudável e saboroso ao mesmo tempo.
A ciência de cozinhar não é coisa de pouca importância. O
hábil preparo do alimento é uma das artes mais necessárias. Deve ser
considerada como das mais valiosas de todas as artes, porque se acha
tão intimamente relacionada com a vida. Tanto a força física como
a mental dependem em grande parte do alimento que comemos;
por isso, aquele que prepara o alimento ocupa posição importante e
elevada.
Tanto aos moços como às moças deve ser ensinado a como cozinhar
economicamente, dispensando tudo que seja alimento cárneo.
Não se anime o preparo de pratos compostos, em qualquer proporção,
de alimento cárneo, pois este aponta para as trevas e ignorância
do Egito, e não à pureza da reforma de saúde.
As mulheres, especialmente, devem aprender a cozinhar. Que
parte da educação de uma jovem é tão importante como esta? Quaisquer
que sejam suas circunstâncias na vida, aí está o conhecimento
que ela pode pôr em uso prático. É um ramo da educação que tem
influência muito direta sobre a saúde e a felicidade. Há religião prática
num bom pão. — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes,
312, 313 (1913).
818. Virão à escola muitos jovens com o desejo de obter preparo
no sentido industrial. A instrução nesse ramo deve incluir escrituração
mercantil, carpintaria, e tudo quanto diz respeito a agricultura.
Devem-se fazer também preparativos para ensinar ferraria, pintura,
arte culinária, fazer sapatos, padaria, lavanderia, consertos de roupa,
datilografia e impressão. Toda energia de que dispusermos deve ser
posta nessa obra de preparo, a fim de que saiam alunos preparados
para os deveres da vida prática.—Testimonies for the Church 6:182
(1900); Testemunhos Selectos 2:448.
819. Em ligação com os nossos sanatórios e escolas deve haver
escolas de culinária, onde se ministre instrução sobre o adequado
preparo de alimento. Em todas as nossas escolas deve haver os
que estejam habilitados a educar os estudantes, tanto homens como
mulheres, na arte de cozinhar. As mulheres, especialmente, devem
aprender a cozinhar. — Manuscrito 95, 1901. [476]
820. Aos estudantes de nossas escolas deve ser ensinado o cozinhar.
Ponha-se tato e habilidade neste ramo da educação. Com
todo o engano da injustiça está Satanás operando para volver os pés
da juventude para veredas de tentação, que levem à ruína. Temos
de fortalecê-los e ajudá-los a resistirem às tentações que terão de
defrontar por todos os lados, relativas à condescendência com o
apetite. Ensinar-lhes a ciência do viver saudável é fazer trabalho
missionário para o Mestre.—Testimonies for the Church 7:113.
821. O ensino manual merece muito mais atenção do que tem
recebido. Devem-se estabelecer escolas que, em acréscimo à mais
elevada cultura intelectual e moral, provejam as melhores possibilidades para o desenvolvimento físico e educação industrial. Deve-se
ministrar instrução em agricultura, manufaturas, abrangendo tantos
dos seus mais úteis ramos quanto possível; bem como em economia
doméstica, arte culinária saudável, costura, confecção de roupas
saudáveis, tratamentos de doentes, e coisas correlatas. — Educação,
218 (1903).
Fidelidade nos deveres comuns
822. Muitos ramos de estudo que consomem o tempo do estudante,
não são essenciais à utilidade ou felicidade; entretanto é
essencial a todo jovem familiarizar-se completamente com os deveres
de cada dia. Sendo necessário, uma jovem pode dispensar os
conhecimentos de francês e álgebra, ou mesmo de piano; mas é
indispensável que aprenda a preparar bom pão, confeccionar vestidos
graciosamente adaptados, e executar eficientemente os muitos
deveres atinentes ao lar.
Nada é de maior importância para a saúde e felicidade da família
toda do que habilidade e inteligência por parte de quem cozinha.
Pelo alimento mal preparado e insalubre, pode-se impedir e mesmo
arruinar não somente a utilidade dos adultos como também o desenvolvimento
das crianças. Provendo, porém, alimento adaptado
às necessidades do corpo, e ao mesmo tempo apetitoso e saboroso,
[477] poderá fazer tanto no sentido bom, quanto faria em direção errada,
agindo contrariamente. Assim, de muitas maneiras, a felicidade da
vida liga-se à fidelidade para com os deveres comuns.
Visto como os homens, bem como as mulheres, têm parte na
constituição do lar, tanto os rapazes como as moças devem obter
conhecimento dos deveres domésticos. Fazer a cama e arranjar o
quarto, lavar a louça, preparar a comida, lavar e consertar sua própria
roupa, são conhecimentos que não tornarão um rapaz menos varonil;
torná-lo-ão mais feliz e mais útil.— Educação, 216 (1903).
[Toda mulher deve tornar-se senhora da arte culinária—385]
[Importante e elevada posição da cozinheira—371]
[Devem ser feitas demonstrações de culinária em reuniões campais—
763 e 764]
[478] [O povo deve ser ensinado a usar produtos locais — 376 e 407]
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